Corrida da F-Regional European Series

A fraca abertura da F-Regional 2019

Era para ser uma das principais estreias da temporada 2019 no automobilismo. Mas o que se viu na primeira etapa da F-Regional, em Paul Ricard, não foi muito animador.

Criada para servir como degrau intermediário entre a F4 e a F3 da Liberty (antiga GP3), a categoria acumulou problemas em seu primeiro fim de semana.

Foram apenas dez os inscritos, número inferior aos alcançados por F3 Asiática e F3 Americas, que usam praticamente o mesmo equipamento, em suas provas de abertura.

E, na pista, mal houve disputa. Ao menos por enquanto, a impressão é que os três pilotos da Prema – Enzo Fittipaldi, Frederik Vesti e Olli Caldwell – só não vão monopolizar o pódio caso cometam erros ou tenham problemas mecânicos, tamanha a vantagem para o resto do pelotão.

Em Paul Ricard, a Prema teve alguns desses sustos. Começou com um enrosco entre Caldwell e Fittipaldi na briga pela liderança logo na primeira bateria. Como os dois perderam tempo, Vesti pulou para a primeira colocação, seguido pelo brasileiro Igor Fraga. No fim da corrida, o neto de Emerson ainda conseguiu colar no compatriota e recuperar o segundo posto.

Caldwell levou a melhor na segunda prova, mas foi desclassificado porque seu carro não foi aprovado na inspeção técnica no fim do dia. Com a punição, Fittipaldi herdou a vitória – sua primeira na F-Regional -, mas o caso ainda será julgado pela justiça desportiva italiana.

E, por fim, na terceira bateria, David Schumacher, que no resto do fim de semana não conseguiu acompanhar o ritmo da Prema, não só foi capaz de se classificar em segundo mas também de assumir a ponta logo no começo da prova. Acabou ultrapassado por Vesti ainda na primeira volta e, mais tarde, por Fittipaldi. Mesmo assim, o filho de Ralf Schumacher obteve seu primeiro pódio na competição, já que Caldwell perdeu tempo na largada e ficou preso atrás dos dois carros da DR – de Fraga e do mexicano Raul Guzman – durante boa parte da bateria.

F-Regional x F-Renault Eurocup

A situação da F-Regional fica pior na comparação com a F-Renault Eurocup. O certame da montadora francesa reuniu 22 pilotos em Monza, também abrindo sua temporada, e quem subiu ao pódio no sábado não repetiu o feito no domingo, mostrando maior equilíbrio entre os participantes.

Colocar essas duas categorias lado a lado não é por acaso. No ano passado, quando a FIA anunciou os planos de uma nova F3 na Europa, logo surgiram dois grupos favoritos para organizá-la: a Renault, que transformaria a Eurocup nesse novo torneio, e a WSK, responsável por promover a F4 Italiana e diversas competições de kart.

A WSK venceu a disputa e criou a F-Regional. Não é por acaso, portanto, que metade das oito etapas previstas para 2018 serão na Itália.

Só que, mesmo derrotada, a Renault manteve os planos do seu próprio campeonato. O resultado a gente viu neste fim de semana, com a empreitada da marca francesa tendo um grid duas vezes maior e bem mais competitivo que a concorrente.

Mas nem tudo está perdido para a F-Regional. Na última semana, a F4 Italiana anunciou que precisou encerrar as inscrições para 2019 porque tinha atingido o número limite de participantes: 37. Ou seja, é a chance de a empresa promotora tentar atrair parte desses pilotos para o ano que vem e aumentar o grid de seu novo campeonato.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da etapa da F-Regional 2019 em Paul Ricard, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.

foto de João Vieira
João Vieira liderando pelotão competitivo da F-Renault Eurocup em Monza – foto: frederic le floc’h/dppi/divulgação

 

Anúncios

Um comentário sobre “A fraca abertura da F-Regional 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s