Foto de Caio Collet 2019

O que esperar de Caio Collet na F-Renault Eurocup 2019

Atual campeão da F4 Francesa, Caio Collet começa neste fim de semana, em Monza, a disputa da F-Renault Eurocup 2019. O brasileiro é um dos principais nomes do certame e busca repetir o desempenho dos compatriotas Enrique Bernoldi, Felipe Massa e Augusto Farfus, que já triunfaram na categoria.

Só que este é um campeonato bastante competitivo, reunindo boa parte da nova geração de pilotos na Europa. Assim, apesar de Collet já ter um currículo recheado de vitórias, não é tão fácil responder o que esperar dele.

Antes de falarmos das chances do brasileiro, vamos voltar um pouco no tempo. No ano passado, o dinamarquês Christian Lundgaard estava em uma situação parecida com a que Collet vai enfrentar: tinha sido campeão da F4 no ano anterior, integrava o programa de jovens pilotos da montadora francesa e estava estreando na F-Renault Eurocup.

Lundgaard terminou a temporada como vice, tendo obtido quatro vitórias, e só deixou o título escapar porque abandonou as duas corridas da penúltima etapa, em Hockenheimring.

Ou seja, no melhor dos mundos, a expectativa é que Collet possa repetir o desempenho do dinamarquês e lutar pela taça nesse seu ano de estreia.

Mas talvez essa não seja uma meta realista. E há inúmera diferenças entre esses dois pilotos. Por exemplo, em 2018 a F-Renault era um passo intermediário entre a F3 e a F4, enquanto neste ano ela terá praticamente o mesmo equipamento que uma F3. Ou seja, Collet está dando um passo muito maior em sua carreira que o dado por Lundgaard no ano passado.

O que pega é que Collet faz parte da academia de jovens pilotos da Renault, e seus resultados neste ano vão determinar se ele continua no programa na próxima temporada.

Mas se repetir o desempenho de Lundgaard pode ser complicado, qual deve ser o objetivo do brasileiro para continuar no caminho rumo à F1? Em outros anos, a Renault já deu indicações do que espera de seus pupilos.

Max Fewtrell, também da academia da marca francesa, estreou na categoria em 2017, terminando com uma vitória e a sexta colocação na tabela de pontos. Como foi o melhor novato na classificação, teve seu contrato renovado e conquistou o título na temporada seguinte ao derrotar Lundgaard.

Vice-campeão da F4 Francesa em 2017, o francês Victor Martins passou para a F-Renault no ano passado, também com apoio da montadora de seu país. Foi o quinto na tabela, com dois triunfos e mais três pódios.

Ou seja, dá para esperar que Collet tenha ao menos um desempenho similar aos seus dois colegas de Renault, lutando por uma vitória ou outra ao longo da campanha e terminando o ano entre os cinco primeiros.

Para isso, o brasileiro vai competir pela R-Ace, considerara uma das melhores equipes. No ano passado todos os quatro pilotos do time (Fewtrell, Martin, Charles Milesi e Logan Sargeant) subiram ao menos uma vez no degrau mais alto do pódio.

Os outros favoritos na F-Renault Eurocup 2019

Collet terá adversários mais experientes na luta pelo título deste ano. Contudo, como o campeonato tem um novo equipamento (o de F3), então pilotos e equipes começam quase do zero, diminuindo a vantagem de quem já tinha corrido na F-Renault em 2018.

Veja abaixo os demais candidatos a ficar com a taça:

Victor Martins (MP): Este piloto francês foi o quinto colocado no ano passado, andando pela equipe R-Ace. Para 2019, ele passou para a vaga que era de Lundgaard na esquadra holandesa MP e assumiu o posto de favorito. Na pré-temporada, ele fez jus às expectativas, sendo constantemente o mais rápido nas sessões realizadas em Nevers Magny-Cours, Paul Ricard e em Barcelona.

Lorenzo Colombo (MP): Ao longo da carreira, o italiano ficou conhecido por impressionar ao levar equipes menores a bons resultados. Foi assim no terceiro posto na F4 Italiana, em 2017, e com o sexto lugar na F-Renault no ano passado, quando andava pela JD, uma das esquadras medianas. Agora, ele assinou com a MP, um dos principais times da categoria e, portanto, é alguém para ficarmos de olho. Como costuma andar bem em etapas na Itália, não se espante se Colombo vencer as corridas deste fim de semana em Monza.

Photo of Oscar Piastri
Oscar Piastri volta à F-Renault Eurocup 2019 para sua segunda temporada – foto: xavi bonilla/dppi

Oscar Piastri (R-Ace): Companheiro de equipe de Caio Collet, o australiano, famoso desde a época do kartismo, conquistou três pódios em 2018 mesmo andando pela Arden, uma das menores equipes. Agora, pela R-Ace, ele usará seu talento e experiência na luta pela primeira colocação.

E João Vieira?

O outro brasileiro na categoria vai correr pela equipe JD. Na verdade, foi uma surpresa ele ter fechado para correr na F-Renault Eurocup em 2019, depois de dois anos afastado das pistas por falta de patrocínio.

Sua história é bastante curiosa. No começo da década, era apontado como um dos brasileiros mais talentosos no kartismo, mas praticamente só disputava campeonatos aqui no país.

Em 2014, ele foi convidado a participar de um torneio na Itália, em homenagem aos 20 anos da morte de Ayrton Senna. Vieira foi tão bem que passou a ter a carreira gerenciada por Giancarlo Minardi, ex-dono de equipe na F1, e assinou para competir na F4 Italiana. Em três anos no certame, obteve seis pódios, mas parou de correr por falta de dinheiro.

O problema é que dois anos longe dos monopostos podem comprometer o desempenho. Tanto que ele fechou os treinos coletivos de Barcelona na penúltima colocação. A expectativa, portanto, é ver ele evoluir a cada etapa e tentar pontuar sempre que possível.

Neste ano, a F-Renault Eurocup será disputada em dez rodadas duplas fazendo a preliminar da F1 no GP de Mônaco. A etapa final está marcada para Abu Dhabi, mas sua data ainda não foi divulgada.

Você pode clicar aqui para ver todos os pilotos que formam o grid da F-Renault em 2019.

Foto do piloto João Vieira
João Vieira volta às pistas na F-Renault Eurocup após dois anos afastado – foto: xavi bonilla/dppi

Um comentário sobre “O que esperar de Caio Collet na F-Renault Eurocup 2019

  1. Esse menino Joao Vieira eu acompanho a muito tempo e é realmente muito talentoso. Vamos aguardar, mas ele tem tudo para andar muito bem esse ano.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s