Foto de Belen Garcia

Dobradinha feminina na F4 Espanhola 2019

Duas mulheres terminaram na frente a segunda corrida da rodada de Navarra da F4 Espanhola, disputada no fim de semana.

A vencedora foi Belén García, de 19 anos, seguida por Nerea Martí, de 17. Ambas estavam estreando em uma etapa de monopostos.

O resultado não só significou a primeira vitória de uma pilota na história da categoria mas também a inédita dobradinha formada por duas mulheres em uma F4.

Só que tão curioso quanto a façanha das duas foi o desfecho da prova.

O lance que definiu o resultado aconteceu na sétima volta, quando o russo Ivan Nosov e o espanhol Carles Martínez se envolveram em um acidente. A bandeira vermelha foi acionada imediatamente para que os equipamentos deles fossem retirados da pista.

De acordo com o regulamento, quando uma corrida é interrompida com a bandeira vermelha, os pilotos precisam, em menor velocidade, ir imediatamente aos boxes.

Apenas García e Martí obedeceram a regra. Os demais continuaram correndo como se nada tivesse acontecido, tendo, inclusive, ignorado o sinal vermelho quando abriram uma nova volta.

Como resultado, todos eles foram punidos com o acréscimo de 25 segundos no tempo final, o equivalente a um drive-through, promovendo as duas pilotas para os dois primeiros lugares do pódio.

É claro que essa é uma maneira curiosa de se vencer, mas é preciso respeitar o regulamento. Ignorar bandeira vermelha é uma ofensa gravíssima, que poderia ter sido punida até mesmo com a desclassificação dos competidores.

Para uma corrida ser interrompida, significa que há risco real para os pilotos, os espectadores e/ou para quem está trabalhando na prova. Os motivos para paralisar uma disputa variam desde necessidade de refazer muros de proteção (como as barreiras de pneu) a acionar o carro médico para atender urgentemente algum participante.

Melhor para as duas que sabiam o regulamento, se dirigiram aos boxes na hora certa e foram recompensadas com o pódio.

O resultado, no entanto, ainda não é oficial, já que uma das equipes recorreu da punição sofrida, e o caso será julgado pela entidades desportivas da Espanha. Mas neste momento o que vale é a vitória de García e o segundo lugar de Martí.

Classificação da F4 Espanhola 2019

Após triunfar pela primeira vez na F4 Espanhola, a pilota da equipe Global Racing Service manteve os pés no chão e disse que dificilmente vai conseguir repetir o primeiro lugar em 2019. Ela sabe que acabou de fazer a transição do kartismo para os monopostos – e que foi de última hora -, então a expectativa é usar este ano para aprender o máximo possível sobre o carros de fórmula.

Como completou a terceira bateria do fim de semana na oitava posição, García ocupa a sexta colocação na tabela de pontos. Martí é a nona. O líder é Shihab Al Habsi, de Omã, que foi um dos adversários de Caio Collet na F4 Francesa em 2018.

Outro que teve bastante destaque em Navarra foi o argentino Franco Colapinto, protegido de Fernando Alonso, e considerado um dos principais jovens talentos do país vizinho. Ele conquistou duas poles e uma vitória.

O grid também contou com Matteo Nannini, sobrinho do ex-F1 Alessandro Nannini. O italiano vai disputar a F4 do seu país nesta temporada, mas foi convocado para correr em Navarra, como companheiro de Al Habsi na equipe Xcel, a mesma pela qual ele havia andado na F4 dos Emirados Árabes no começo do ano.

Pilotos e equipes agora fazem uma pausa de três semanas e voltam a competir nos dias 27 e 28 de abril no circuito de Paul Ricard, na França.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F4 Espanhola em Navarra, assim como os das principais categorias do esporte a motor no fim de semana.

Imagen de Belen Garcia
Belen García está fazendo em 2019 sua primeira temporada na F4 Espanhola – fotos do post: josu uribe/global racing service/divulgação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s