Igor Fraga, F3, F3 Brasil, McLaren, vitória

Igor Fraga, da McLaren para a F-Regional 2019

Ele pode não ser o mais promissor nem ter o sobrenome mais famoso, mas dos pilotos brasileiros da nova geração Igor Fraga é um que vale bastante ficar de olho.

O motivo? É que ele é um raro exemplo de competidor que consegue ir bem em dois mundos.

Nos autódromos e pistas reais, no ano passado, ele foi vice-campeão da F4 Mexicana e quarto colocado na USF2000, sendo novato em ambas. E, no virtual, o brasileiro conquistou o mundial do game de carros Gran Turismo, além de ter sido o vencedor de uma seletiva da McLaren para comandar o simulador de F1 da escuderia.

É raro um piloto se destacar tanto assim nos dois ambientes. Quem vem dos games/simuladores e busca fazer carreira nos carros de verdade costuma ter problemas na hora de ter o dinheiro necessário para pagar pela vaga e, de certa maneira, também na preparação física.

No caminho oposto, é comum que profissionais usem Gran Turismo ou então o iRacing nas horas livres. Dois exemplos são Max Verstappen e Lando Norris que, mesmo na F1, encontram tempo para as competições virtuais. O problema deles, no caso, é poder se dedicar ao mundo online, já que têm agenda apertada entre se preparar para o próximo GP, eventos de patrocinadores e compromissos com suas equipes.

É nesse cenário que surgiu Fraga, a primeira pessoa que realmente está dando conta tanto dos autódromos quanto do virtual e com muito sucesso em ambos.

Para amarrar ainda mais esses dois mundos, o brasileiro vai disputar, nas pistas de verdade, a F-Regional pela equipe DR by RP e com patrocínio do Gran Turismo e apoio da McLaren, isso tudo sem deixar de comandar o simulador da escuderia inglesa e de tomar parte de torneios online.

F-Regional 2019

Mas, afinal, que categoria é essa F-Regional que Fraga vai competir?

De uma forma resumida, é a F3.

No ano passado, a Liberty (dona da F1) comprou da FIA os direitos sobre a marca “F3”, e a partir de 2019 esse é o nome como a GP3 foi rebatizada. A ideia da empresa americana é copiar a MotoGP (com Moto2 e Moto3) e ter um pacote envolvendo F1, F2 e F3, que normalmente correm na mesma pista em um fim de semana.

Ao mesmo tempo, como uma das cláusulas do acordo com a Liberty, a FIA proibiu que outros campeonatos da Europa tenham F3 no nome.

Nos outros continentes, está liberado. Tanto que existe a F3 Americas (andando só nos EUA) e a F3 Asiática (com etapas na China e na Malásia).

Voltando à F-Regional, a categoria terá o mesmo equipamento da F3 Asiática e equivalente ao da versão americana. Mas, como a marca F3 é proibida na Europa, o torneio precisou adaptar seu nome e também será chamado pela sigla Frec (Formula Regional European Championship, em inglês).

Na prática, estamos falando de um carro um pouco menos potente que o da F3 da Liberty (270 HP contra 380 HP), com aerodinâmica menos refinada e sem asa traseira móvel. É um passo intermediário entre a F4 e os certames que fazem preliminar da F1.

Fittipaldi e Schumacher na F-Regional

O único problema é que essa categoria está em um mercado cheio de opções. Além da Frec e da nova F3, competem pelos mesmos pilotos campeonatos a F-Renault Eurocup, a Euroformula Open e a F3 Inglesa, isso sem falar nos torneios de outros continentes.

Como consequência, faltando três semanas para a abertura da temporada da F-Regional, há somente dez pilotos confirmados, incluindo o brasileiro Enzo Fittipaldi e David Schumacher, filho de Ralf Schumacher. A expectativa é de mais alguns anunciados até a primeira etapa, mas nada que vá aumentar drasticamente o grid.

Você pode clicar aqui para ver quem já está confirmado na temporada 2019 da F-Regional.

Foto do topo: marcus cicarello/vicar/divulgação

Igor Fraga, F-Regional, F-Regional 2019, DR by RP, FREC, Igor Fraga 2019, Gran Turismo, McLaren, McLaren Shadow
Carro de Igor Fraga para temporada 2019 da F-Regional

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s