Kyle Busch, Nascar, win, vitória, Monster Energy Nascar Cup Series, Toyota

As 200 vitórias de Kyle Busch na Nascar

Kyle Busch entrou para a história da Nascar, no último fim de semana, ao se tornar o segundo piloto a alcançar 200 vitórias. O primeiro tinha sido Richard Petty, heptacampeão e que competiu entre 1958 e 1992.

Por estarem separados por décadas, é praticamente impossível comparar o feito dos dois. A maior diferença é que, enquanto Petty conquistou todos os seus triunfos na Cup, a principal divisão da Nascar, os 200 triunfos de Busch são resultado da soma das participações na própria Cup e também na Xfinity e na Truck Series.

Mas Petty também teve truques para aumentar os números. Para contextualizar, a Nascar como conhecemos hoje, com uma corrida por semana e a maior parte dos competidores tomando parte de todas as etapas, começou em 1972. O período desse ano até o dias atuais é chamado de Era Moderna.

Só que a carreira de Petty começou nos anos amadores da categoria, quando havia mais de uma etapa por semana (chegando a 60 por temporada) e muitas vezes marcada para circuitos em lados opostos dos EUA. Ou seja, era praticamente impossível estar em todas as provas.

Naquela época, quem tinha mais dinheiro corria mais (nas equipes menores, um acidente poderia deixar um carro fora de combate por semanas). E Petty, que estava entre os grandes, nem sempre disputava contra todos os seus maiores adversários. Basta ver que o heptacampeão obteve 21 vitórias em 1971 e apenas oito no ano seguinte, o primeiro da Era Moderna.

A forma como Busch encontrou para aumentar seus números foi diferente. Em sua busca por igualar os 200 triunfos de Petty, ele contabilizou seus resultados obtidos também nas divisões menores: a Xfinity e a Truck Series.

E é aí que está uma das maiores críticas ao piloto do carro número 18. Em nenhum outro campeonato do esporte a motor, os profissionais participam das corridas das categorias de base. Por que Busch (e seus colegas da Cup) podem fazer isso na Nascar?

Quem defende essa prática afirma que a Nascar é aberta para todo mundo participar, profissional ou não. Essa pessoas também costumam dizer que os jovens pilotos de Xfinity e Truck Series podem observar de perto a habilidade de Busch na pista e aprender com ele.

Essa prática de descer para categorias menores foi fundamental pra que o americano alcançasse sua marca bicentenária. É que, se todos os triunfos de Petty foram na Cup, apenas 53 (cerca de 25%) dos de Busch aconteceram na divisão principal. Ele ainda obteve outros 53 na Truck Series e 94 na Xfinity.

No gráfico abaixo, você pode ver todas as primeiras colocações obtidas por Busch ao longo da carreira, divididas por categoria. O grande salto aconteceu em 2008, quando ele saiu da Hendrick e assinou com a Joe Gibbs. Além de melhorar seu desempenho na Cup, passou a competir – e a vencer – mais na Xfinity. Clique na imagem para ampliar, se necessário.

Kyle Busch, Nascar, 200 wins, 200 vitórias, Cup, Xfinity, Truck Series

Falando nas equipes pelas quais o americano passou, não é nenhuma surpresa que foi justamente pela Gibbs onde ele alcançou o maior número de primeiros lugares – 131. Busch, no entanto, correu por outros quatro times. Seu começo de carreira foi na Hendrick. Depois, disputou etapas da Truck Series pela esquadra de Billy Ballew antes de abrir sua própria escuderia, a KBM. Por fim, tomou parte de algumas corridas da divisão intermediária pela Braun no fim da década passada.

Abaixo, você pode ver cada os triunfos do piloto em cada uma dessas equipes e em que ano eles aconteceram. Clique na imagem para ampliar, se for necessário.

Kyle Busch, Nascar, 200 vitórias, 200 wins, Cup, Xfinity, Truck Series, Joe Gibbs, Hendrick, Billy Ballew Motorsport, Braun, KBM

Onde Kyle Busch anda melhor na Nascar?

Agora, uma curiosidade. Você sabe em qual pista o atual piloto da Gibbs conquistou o maior número de vitórias até agora? É em Bristol, com 21 primeiros lugares. Não é exatamente uma surpresa, afinal no chamado Coliseu da Nascar, ele já varreu o fim de semana (quando se vence nas três categorias) em duas oportunidades.

Puxado pelo bom desempenho na Xfinity, como se pode ver no gráfico mais abaixo, o americano também tem bons números em Charlotte (embora só tenha ganhado uma vez por lá na Cup), em Phoenix e no Texas.

Do calendário atual da Cup, a única pista em que Busch não levou a melhor até agora é no Roval de Charlotte, que estreou na temporada passada. Ele também não tem triunfos em Eldora, Mid-Ohio, Road America e Mosport, circuitos que fazem parte do calendário da Truck Series ou da Xfinity, mas não da divisão principal.

Como a Nascar tem restringido o número de corridas que um piloto da Cup pode fazer nas divisões menores, é improvável que Busch um dia ande nessas circuitos. Ele deve continuar participando de provas da Xfinity e de Truck somente nos fins de semana em que elas fazem a preliminar da Cup.

Uma última curiosidade da imagem abaixo (clique nela para ampliar, se necessário) é que o americano tem triunfos em locais como Hermanos Rodríguez e Nashville, que hoje não abrigam mais nenhuma divisão da Nascar.

Kyle Busch, Nascar , 200 vitórias, 200 wins, Bristol,by tracks, pistas

E, por fim, para quem já está cansado de ver gráficos da carreira de Kyle Busch, abaixo está o último. É um resumo das 200 provas que ele já venceu. Quanto mais alto a bolinha estiver, mais voltas ele liderou na prova. E quanto mais para a esquerda, melhor a posição do piloto no grid de largada.

Em uma rápida análise, dá para ver que Busch transformou poucas poles na Cup em vitórias. O domínio quase de ponta a ponta, digamos assim, foi mais comum nas duas divisões menores.

Por outro lado, as corridas em que ele liderou apenas uma volta (as bolinhas mais próximas ao eixo horizontal) foram na Xfinity, surpreendente, levando em conta o domínio que ele tem nessa categoria.

Também não é uma surpresa que seus maiores domínios (com mais de 300 voltas lideradas) tenham sido na Cup, já que as corridas da divisão principal são maiores. E, se necessário, clique na figura abaixo para ampliar.

Kyle Busch, Nascar, vitórias, Cup, Xfinity, Truck Series, 200 wins, 200 vitórias

Lembrando que você pode clicar aqui para ver os resultados das principais categorias do esporte a motor no último fim de semana, quando Busch chegou à sua vitória de número 200.

Kyle Busch, Nascar, win, vitória, Nasca Truck Series, KBM, Pocono, Toyota
Kyle Busch em sua tradicional comemoração após vitória na Nascar Truck Series em Pocono – foto: toyota/divulgação

Um comentário sobre “As 200 vitórias de Kyle Busch na Nascar

  1. Sem tirar os méritos do piloto mas as vitórias nas categorias abaixo da CUP não devem ser contabilizadas. Kyle e Petty estão se armando da mesma tática que o Túlio fez para chegar aos 1000 gols, contando até gol em festa de condomínio.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s