Renault, Renault RS19, Renault 2019, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, F1, novos carros da F1

Novos carros da F1 2019 – Renault RS19

Pilotos da Renault na F1 2019:
3 – Daniel Ricciardo (AUS)
27 – Nico Hulkenberg (ALE)

Foi a Renault quem roubou a cena, de forma surpreendente, no mercado de pilotos para F1 2019, ao conseguir tirar Daniel Ricciardo da Red Bull.

A partir da contratação do australiano, um efeito dominó se alastrou pelo grid, fazendo com que Carlos Sainz acabasse na McLaren, Alex Albon fosse chamado pela Toro Rosso depois de ter sido até mesmo anunciado pela Nissan na Formula E e Esteban Ocon ficasse sem vaga.

E por que Ricciardo deixou uma equipe de ponta para se juntar à esquadra francesa? Primeiro porque a Red Bull nunca fez questão de esconder que a prioridade é fazer Max Verstappen ser campeão do mundo. E, segundo, para tentar imitar Lewis Hamilton, que saiu da uma vitoriosa McLaren para desenvolver a Mercedes recém-chegada à F1, e transformar a montadora francesa novamente em uma potência do esporte a motor.

E, apesar de a Renault neste começo de F1 2019 estar mais atrás do que a Mercedes estava quando Hamilton chegou, há motivos para deixar Ricciardo animado.

É que, quando a montadora francesa retornou à F1 em 2016, ela assinou um contrato dizendo que pretendia investir cerca de 1 bilhão de euros na categoria. A ideia era gastar menos nos primeiros anos, quando tinha Kevin Magnussen e Jolyon Palmer como titulares, e mais no fim desse período.

A temporada 2019 marca o quarto ano do plano da Renault, mas a equipe já admitiu que está atrasada no projeto. Até agora, ela nem sequer chegou ao pódio e tem se conformado a lutar com times satélites e independentes pelo posto de melhor da F1B – grupo que exclui Mercedes, Ferrari e Red Bull.

A chegada de Ricciardo, portanto, é um jeito de a fabricante mostrar que está falando sério quanto a ser competitiva na F1. No entanto, com o desempenho mostrado na pré-temporada, vai ser difícil ela chegar ao pódio em situações normais. Ou seja, Nico Hulkenberg, que permanece no segundo carro da escuderia, deve ampliar ainda mais o recorde de GPs disputados – ele já participou de 156 – sem terminar no top-3.

Quanto ao Renault RS19, novo carro para a F1 2019, a escuderia diz que é uma mudança radical em relação ao do ano passado. A mudança mais visível é o sidepod, que agora está mais alto, seguindo tendência das demais escuderias. No entanto, a traseira mais elevada em relação ao solo que a dianteira (rake) e o dedão no bico (a estrutura semicircular na frente) são ideias que já haviam sido usadas em 2018.

PONTOS FORTES DA RENAULT 2019

Pela primeira vez desde que voltou à F1, a Renault tem uma dupla de pilotos bastante forte, com Ricciardo e Hulkenberg. Eles têm talento para ser a quarta força do mundial, mas resta saber se o equipamento da equipe francesa vai colaborar com eles.

PONTOS FRACOS

A Red Bull ter trocado a Renault pela Honda como fornecedora de motores é desastrosa para a marca francesa em todos os sentidos. Antes, a fabricante de energéticos poderia comparar o desempenho de seus carros com os de Ferrari e Mercedes e pedir mudanças nos motores para sua fornecedora. Sem Red Bull, a Renault não tem mais nenhuma equipe de ponta para servir de parâmetro e vai precisar descobrir sozinha como melhorar o propulsor.

Do ponto de vista financeiro, também é um péssimo negócio. A marca vai precisar justificar os imensos gastos em sua fábrica de motores, localizada em Viry-Chatillon, sendo que os carros equipados por eles perdem das três concorrentes e nem sequer conseguem subir ao pódio.

Renault, Renault RS19, Renault 2019, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, F1, novos carros da F1
Vendo por cima o novo carro da Renault para a F1 2019 dá para ver como os sidepods estão finos
Renault, Renault RS19, Renault 2019, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, F1, novos carros da F1
Apesar das novas regras para a asa dianteira, a Renault manteve o dedão no bico (onde está a bandeira da França) em seu carro da F1 2019
Renault, Renault RS19, Renault 2019, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, F1, novos carros da F1
O RS19, novo carro da Renault para a F1 2019, tem traseira mais alta com relação ao solo que a dianteira
Renault, Renault RS19, Renault 2019, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, F1, novos carros da F1
RS19, o novo carro da Renault para a temporada 2019 da F1

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2019 ou então direto na página do Guia F1 2019:
Haas VF-19
Toro Rosso STR14
Mercedes W30
Ferrari SF90
Alfa Romeo C38
Red Bull RB15
McLaren MCL34
Racing Point RP19
> Williams FW42

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s