Williams, Williams FW42, Williams 2019, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, F1

Novos carros da F1 2019 – Williams FW42

Pilotos da Williams na F1 2019:
63 – George Russell (ING)
88 – Robert Kubica (POL)

De único time que teve Nelson Piquet, Alain Prost, Nigel Mansell e Ayrton Senna para pior equipe do grid. Esse é o tamanho da decadência da Williams nos últimos 25 anos.

Dá para dizer que a escuderia britânica parou no tempo. Ela segue a mesma receita do começo dos anos 1990: busca patrocinadores para formar seu orçamento, compra motores de uma fabricante e constrói todos seus componentes na própria fábrica.

Só que nesses 25 anos, os gastos na F1 ficaram cada vez maiores, com montadoras e outras marcas (como a Red Bull) dispostas a gastar valores quase ilimitados para disputar a principal categoria do automobilismo mundial.

Some-se a isso a ida da F1 para a TV paga na maior parte dos países, queda na audiência (e, portanto, em patrocinadores interessados) e contratos comerciais nada favoráveis para equipes menores e o resultado é uma Williams com muita dificuldade de arrumar o dinheiro necessário para ser competitiva.

Não por acaso a esquadra tem sido criativa em arrumar pilotos pagantes. Já foi atrás do dinheiro venezuelano na época de Pastor Maldonado e, nos últimos anos, vendeu uma de suas vagas a Lance Stroll e sua família. Para 2019, a situação voltou a se complicar, com a saída do piloto canadense e também da Martini, então patrocinadora principal.

Agora é uma startup (Rokit) que aparece como maior investidora da escuderia, que também ganhou patrocinadores poloneses ao promover a volta de Robert Kubica à F1.

A própria estreia de Kubica é o principal atrativo da escuderia britânica para este ano. Afinal, todo mundo quer ver se ele será capaz de mostrar o mesmo bom desempenho que vinha tendo antes do grave acidente que sofreu em um rali, no começo de 2011, e que limitou os movimentos de seu braço direito.

Mas a realidade é que Kubica deve ocupar as últimas posições do grid. Não por culpa dele. É que os últimos meses da Williams foram bastante complicados, com a equipe não conseguindo deixar o carro pronto para participar da primeira semana da pré-temporada, causando dúvidas sobre o potencial do time e do equipamento.

A situação foi tão constrangedora para a escuderia que Paddy Lowe, diretor-técnico trazido a peso de ouro da Mercedes, foi apontado como responsável pelo atraso (e também pelo fraco desempenho do time em 2018) e afastado de seu cargo.

Outro que saiu é Rob Smedley, antigo engenheiro de Felipe Massa na Ferrari e que tinha ido junto com o brasileiro – mas e um cargo mais sênior – para Grove em 2014.

No outro carro, a Williams terá George Russell, atual campeão da F2 e protegido da Mercedes. Ele é a esperança de conquistar resultados positivos neste ano. O britânico, aliás, revelou que fez uma apresentação em PowerPoint para convencer a escuderia a contratá-lo. Fica a dica para quem estiver procurando emprego.

PONTOS FORTES DA WILLIAMS 2019

Russell e Kubica é uma dupla muito mais empolgante que a de 2018, formada por Stroll e Sergey Sirotkin. Pode ser o suficiente para motivar os integrantes do time a melhorarem o carro ao longo da temporada.

PONTOS FRACOS

A lista aqui é enorme. O maior de todos é a falta de dinheiro. Não que a Williams esteja com dívidas. Pelo contrário. Mas com a saída de Stroll e dependendo dos recursos trazidos por seus pilotos, não há muita perspectiva de melhora nos investimentos.

O desenvolvimento atrasado do FW42, novo carro da Williams para a temporada 2019 da F1, e o afastamento de Paddy Lowe, seu diretor-técnico, completam a tragédia que é a escuderia inglesa neste começo de temporada.

Williams, Williams FW42, Williams 2019, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, F1
Principal destaque na lateral da Williams é o undercut abaixo do sidepod (a parte preta abaixo de onde está o logo do Rexona)
Williams, Williams FW42, Williams 2019, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, F1
Novo carro da Williams para a temporada 2019 da F1

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2019 ou então direto na página do Guia F1 2019:
Haas VF-19
Toro Rosso STR14
Mercedes W30
Ferrari SF90
Alfa Romeo C38
Red Bull RB15
McLaren MCL34
> Racing Point RP19
> Renault RS19

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s