McLaren, McLaren MCL34, McLaren 2019, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, McLaren 2019

Novos carros da F1 2019 – McLaren MCL34

Pilotos da McLaren na F1 2019:
4 – Lando Norris (ING)
55 – Carlos Sainz (ESP)

A temporada 2019 da F1 marca mais um passo na reformulação da McLaren, e agora a escuderia britânica vai precisar se virar sem Fernando Alonso, que se aposentou da F1.

O espanhol afirmou que até pode voltar à principal categoria do automobilismo mundial, caso tenha equipamento competitivo, mas no momento ele está mais focado em conquistar a Tríplice Coroa do esporte a motor (triunfos no GP de Mônaco, nas 24 Horas de Le Mans e nas 500 Milhas de Indinápolis).

Antes, no processo de reformulação, a McLaren já havia demitido o antigo chefe de equipe Eric Boullier, considerado um dos culpados pelo rendimento abaixo do esperado em 2018, quando o time pontuou apenas três vezes na segunda metade da temporada.

Sobrou até para Stoffel Vandoorne. Apesar de o piloto belga ser mais vítima que responsável pelo desempenho ruim, pesou contra ele jamais ter largado na frente de Alonso no ano passado e também o fato de Lando Norris negociar com a Toro Rosso para uma vaga em 2019.

No contrato que tinha com o jovem britânico, a McLaren tinha até o fim de setembro para anunciá-lo como titular. Do contrário, ele estaria livre do vínculo e poderia ir para outra equipe. Para não perdê-lo de graça, o jeito foi dispensar Vandoorne e já colocá-lo em um dos carros.

No outro carro, a equipe terá Carlos Sainz, vindo da Renault. O espanhol, coincidentemente ou não, tem o mesmo empresário de Alonso.

Entre as demais contratações da McLaren para este ano estão o brasileiro Sergio Sette Câmara como piloto de testes e Andreas Seidl, ex-chefe da Porsche no Mundial de Endurance, como substituto de Boullier no comando da equipe.

O reforço mais importante, no entanto, ainda está para chegar: James Key. Ex-projetista da Toro Rosso, o engenheiro está na quarentena obrigatória para quem troca de escuderia na F1 e só vai assumir a função na McLaren no fim de março, após longo imbróglio com a STR. Ou seja, sua influência no MCL34, carro da McLaren para a temporada 2019 da F1, será mínima.

O verdadeiro trabalho de Key só deve aparecer em 2020. O problema é que, como o regulamento deve mudar bastante para 2021, a próxima temporada não deve ser uma prioridade para parte das equipes. Ou seja, é provável que só daqui a dois anos veremos os resultados da chegada do novo projetista.

Voltando ao carro deste ano, boa parte das novidades vieram para corrigir os defeitos do equipamento de 2018. Um dos grandes problemas do MCL33 era o eixo dianteiro muito próximo ao sidepod. Ou seja, os engenheiros literalmente não tinham espaço para trabalhar na aerodinâmica dessa área (as chamadas bargeboards). E essa foi uma das zonas de maior desenvolvimento técnico em 2018. Não é por acaso que a McLaren começou a última temporada até que competitiva, mas ficou para trás na segunda metade do ano.

A solução, portanto, foi aumentar a distância entre-eixos no carro da McLaren de 2019, distanciando os sidepods do eixo dianteiro e permitindo que os engenheiros recuperassem o tempo perdido no desenvolvimento das bargeboards.

Apesar de ter estreado em 2018, o estranho bico da McLaren, com três buracos para entrada de ar, está de volta neste ano. E até virou moda, com a Alfa Romeo adotando a mesma solução em seu equipamento.

PONTOS FORTES DA MCLAREN 2019

Em Norris, Seidl e Key, a McLaren parece ter feito as contratações certas para dar sequência em sua reformulação e formar um núcleo capaz de enfim voltar a lutar pelas primeiras colocações.

PONTOS FRACOS

Quando a Benetton assinou contrato para ter prioridade no fornecimento de motor Ford, no começo da década de 1990, sobre a McLaren, Ayrton Senna já dizia que era impossível ser campeão na F1 sem o apoio de uma montadora. De lá para cá, com algumas exceções, a regra se mantém. E a equipe inglesa segue sem prioridade para obter seus propulsores. Em 2019, ela segue cliente da Renault.

McLaren, McLaren MCL34, McLaren 2019, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, McLaren 2019
Lateral do novo carro da McLaren para a F1 2019
McLaren, McLaren MCL34, McLaren 2019, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, McLaren 2019
McLaren MCL34 manteve o bico com três buracos para entrada de ar para a F1 2019
Novos carros F1 2019 McLaren MCL34 bargeboard
Detalhe do bargeboard (em preto) da nova McLaren MCL34
McLaren, McLaren MCL34, McLaren 2019, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, McLaren 2019
Novo McLaren MCL34 visto de cima

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2019:
Haas VF-19
Toro Rosso STR14
Mercedes W30
Ferrari SF90
Alfa Romeo C38
> Red Bull RB15
> Racing Point RP19
> Williams FW42
> Renault RS19
> Guia F1 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s