Ferrari SF90, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, Ferrari 2019

Novos carros da F1 2019 – Ferrari SF90

Pilotos da Ferrari na F1 2019:
5 – Sebastian Vettel (ALE)
16 – Charles Leclerc (MON)

Calma! Essa é a palavra de ordem que a Ferrari precisa para a temporada 2019 da F1. A escuderia italiana vem de um 2018 conturbado, no qual começou com o melhor carro do grid e terminou vendo Lewis Hamilton, da rival de Mercedes, ficar com a taça.

No meio do caminho, o antigo presidente da montadora, Sergio Marchionne, morreu de forma inesperada em julho, quando começava a tocar um plano de substituição dos principais integrantes da equipe, como Kimi Raikkonen e o então chefe do time Maurizio Arrivabene.

Dentro da pista, a situação foi se deteriorando ao longo da temporada, principalmente por causa de uma série de erros de Sebastian Vettel, incluindo o acidente bobo enquanto liderava com folga o GP da Alemanha.

E não foi só o piloto germânico que falhava. Engenheiros não conseguiam entregar atualizações que melhorassem o desempenho da Ferrari de 2018 no segundo semestre, num momento em que a Mercedes, cheia de novos componentes, evoluía corrida após corrida. O time italiano só reverteu a situação no GP dos EUA, quando tirou as atualizações do carro, e Raikkonen ficou com a vitória. Mas aí já era tarde demais para evitar o pentacampeonato de Hamilton.

Para este ano, a Ferrari precisa entender que nem tudo está errado após a derrota de 2018, e há muitos pontos positivos para levar da temporada passada, como o carro bem nascido e o motor que fez frente ao da Mercedes.

Por isso a escolha de Mattia Binotto, antigo responsável pelo departamento técnico, para ser o novo chefe de equipe foi bastante acertada. Ele foge do estereótipo do italiano falante e agitado e tem um perfil mais calmo e analítico. Tudo o que sua equipe precisa neste momento.

E Binotto estava em alta. Sua equipe técnica foi responsável por diversas novidades no desenvolvimento da Ferrari, que a tornaram o carro mais rápido do grid em algumas corridas do ano passado. Muitas dessas ideias estão de volta na SF90, o novo carro da Ferrari para a temporada 2019 da F1.

A de maior destaque é o sidepod com um enorme buraco em formado de “L” na entrada de ar. Repare, a parte inferior da entrada de ar lateral fica mais próxima da dianteira do carro que a parte superior, e uma aleta vinda desde a lateral do carro é que na prática serve como tampa desse buraco. As demais equipes da F1 optam por uma entrada de ar de mesmo tamanho em cima e embaixo.

Outra parte que a Ferrari manteve foram as três saídas do escapamento (duas do turbo e a principal) ficaram uma em cima da outra, em linha reta, na traseira. É uma forma de economizar espaço nessa parte do carro, permitindo que mais ar alcance o difusor, gerando downforce.

Entre as novidades, a principal é a asa dianteira em um formato diferente do apresentado pela Mercedes. Como as novas regras exigem que o aerofólio seja simplificado, com no máximo cinco lâminas, as duas superiores da Ferrari são viradas para baixo, enquanto as da adversária são inclinadas para cima. Na imagem mais abaixo fica fácil ver essa comparação.

A outra novidade, claro, é Charles Leclerc como titular. Pela primeira vez a equipe italiana terá um piloto criado em sua Academia ocupando uma das vagas. Ele vai precisar de alguma paciência para se acostumar com a realidade da Ferrari, mas a tendência é brigar por pódios e vitórias conforme a temporada for se desenrolando.

PONTOS FORTES DA FERRARI 2019

Continuidade é bastante importante para qualquer equipe que quer brigar por bons resultados na F1. Para este ano, apesar das saídas de Arrivabene e Raikkonen, a esquadra de Maranello manteve a maior parte dos integrantes, que trataram a Ferrari SF90 como uma evolução do equipamento do ano passado. Até agora, ela tem se saído muito bem nos testes.

PONTOS FRACOS

A Ferrari mostrou, no ano passado, que não consegue trabalhar bem sob pressão. E esse é um problema gravíssimo em um ambiente altamente competitivo como é a F1.

Para tentar resolver esse problema, Binotto foi alçado ao posto de novo chefe de equipe. Mas como ele também está envolvido nas negociações do novo pacote de regras de 2021 (que precisa ficar pronto ainda neste primeiro semestre) e nos acordos comerciais entre a Liberty, dona da categoria, e as equipes, fica a dúvida o quanto essas burocracias podem ser uma distração para ele na hora de comandar o dia a dia da esquadra.

Ferrari SF90, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, Ferrari 2019, Mercedes W30, asa dianteira
Diferenças nas asas dianteira, enquanto as placas superiores da Ferrari são curvadas para baixo, as da Mercedes são viradas para cima
Ferrari SF90, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, Ferrari 2019
Lateral da SF90, novo carro da Ferrari para a temporada 2019 da F1
Ferrari SF90, F1 2019, Formula 1, novos carros da F1 2019, Ferrari 2019
Novo carro da Ferrari para a F1 2019 visto de frente
Novos carros da F1 2019 Ferrari SF90 sidepod
Detalhe do sidepod da SF90, novo carro da Ferrari para a temporada 2019 da F1

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2019:
Haas VF-19
Toro Rosso STR14
> Mercedes W30
> Alfa Romeo C38
> Red Bull RB15
> McLaren MCL34
> Racing Point RP19
> Williams FW42
> Renault RS19
> Guia F1 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s