Novos carros da F1 2019 – Haas VF-19

Pilotos da Haas na F1 2019:
8 – Romain Grosejan (FRA)
20 – Kevin Magnussen (DIN)

O preto e dourado, que marcou época com a Lotus, está de volta à F1. Essa é a maior novidade da Haas para a temporada 2019 da principal categoria do automobilismo mundial.

A equipe americana, dona do menor orçamento do certame, apresentou nesta quinta-feira, dia 7, o layout e as primeiras imagens do VF-19, carro para este ano.

Mas o preto e dourado não é cortesia da marca de cigarro John Player, que patrocinou a Lotus nos anos 1970 e 1980. É da Rich Energy Drink, nova parceira do time de Gene Haas. O acordo com a marca, aliás, foi cercado de polêmica. É que a produção da bebida de fato ainda não começou, levantando suspeitas sobre ela ter o dinheiro necessário para estar na F1.

Mas aos críticos a Haas responde que não há nada de errado com o acordo nem com seu novo patrocinador.

Nesta quinta, a equipe optou por um lançamento curioso. Enquanto o equipamento de 2018 era apresentado com a nova pintura (e asa dianteira atualizada) em um hotel em Londres, na internet a equipe colocava imagens do VF-19. Mas como são fotos renderizadas, sempre fica a dúvida sobre se elas representam o carro de verdade.

Fora o layout, dois dos pontos mais interessantes do novo carro da Haas são as asas dianteira e traseira bem maiores que as do ano passado, devido ao novo regulamento, que busca aumentar o número de ultrapassagens.

Antes da apresentação, havia a dúvida sobre o quanto o equipamento seria parecido com a Ferrari de 2018. É que a Haas é parceira da escuderia italiana e compra dela todas as peças que o regulamento permite – um dos segredos do bom desempenho do time americano.

A principio, realmente os dois carros são bem similares. Mas ainda falta ver alguns detalhes. Por exemplo, um dos pontos fortes da Ferrari é a barbatana na lateral se alongar e, na parte de cima, se transformar na tampa do sidepod em si.

Como as imagens divulgadas da Haas estão muito escuras (tanto o equipamento quanto o fundo estão em preto), não dá para cravar que a esquadra adotou a mesma solução. O jeito é esperar o dia 18 de fevereiro, quando o equipamento real for à pista para o primeiro dia da pré-temporada.

Lembrando que a Haas tem um brasileiro no elenco: Pietro Fittipaldi, que é piloto de testes e deve participar dos treinos coletivos no meio da temporada, além de comandar o simulador da escuderia. O neto de Emerson Fittipaldi, no entanto, não tem pontos suficientes na superlicença para um dia ser promovido a titular.

PONTOS FORTES DA HAAS

Pelo terceiro ano consecutivo, o time manteve a dupla formada por Romain Grosjean e Kevin Magnussen. E continuidade tem dado resultado para eles. No ano passado, os dois pilotos somaram 93 pontos, quase o dobro dos 47 obtidos no anterior.

E a parceria com a Ferrari é certeza de o time de ter bom equipamento sem precisar de um orçamento enorme para desenvolvê-lo.

PONTOS FRACOS

Do lado negativo, o time americano não consegue lidar bem com a pressão por resultados. No GP da Austrália do ano passado, erros nos boxes obrigaram a Grosjean e Magnussen abandonarem a prova, quase que ao mesmo tempo, quando brigavam pelo pódio. E no GP do Azerbaijão, o francês, que já estava sendo criticado por suas falhas, bateu sozinho quando o safety-car estava na pista e ainda disse no rádio que achava ter sido tocado por Marcus Ericsson.

Com a Renault tendo contratado Daniel Ricciardo, a Toro Rosso passando a usar mais componentes da Red Bull e o orçamento da Racing Point aumentando devido aos investimentos de Lawrence Stroll, a briga no meio do pelotão deverá ser ainda mais acirrada em 2019, ou seja, é bom a Haas se acostumar a viver sob pressão.

 

Haas VF19 F1 2019 Formula 1 novos carros da F1 2019
Detalhe da nova asa dianteira da Haas 2019; também dá para perceber a saída do duto em S, que serve para trazer o ar da parte debaixo para cima do carro, é o furo acima do logo da Rich
Haas VF19 F1 2019 3
As asas traseiras da F1 2019 ficaram maiores e não são mais recortadas

Haas VF19 F1 2019 4

Haas VF19 F1 2019
carro da Haas visto lateralmente

Você pode clicar aqui para ver a análise do novo carro da Toro Rosso para a F1 2019. Ou nos links abaixo para os demais carros:
> Mercedes W30
> Ferrari SF90
> Alfa Romeo C38
> Red Bull RB15
> McLaren MCL34
> Racing Point RP19
> Williams FW42
> Renault RS19
> Guia F1 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s