Os choques de data da Stock Car 2019

Se neste ano, por causa de Copa do Mundo de futebol e conflito de calendário com outras categorias, a Stock Car teve quase dois meses e meio de intervalo sem provas, o mesmo não deverá ser repetir em 2019.

No cronograma divulgado nesta quarta, o maior tempo em que os carros ficarão sem ir à pista é de um mês e meio, entre o começo de junho e o fim de julho, período que coincide com a Copa América de futebol, a ser realizada aqui no Brasil.

Fora isso, a maior diferença de um ano para o outro está justamente na primeira etapa do calendário. Em 2018, a abertura foi no dia 10 de março, com a Corrida de Duplas disputada em Interlagos. Para o ano que vem, pilotos e equipes ganharam mais de um mês de preparação: a prova inicial será em 7 de abril, em Tarumã.

O autódromo gaúcho, no entanto, ainda não está confirmado. Tanto que de última hora o circuito foi retirado do calendário de 2018.

Já a Corrida em Duplas ficou somente para a terceira rodada da temporada, no dia 19 de maio, em Goiânia.

A organização do campeonato não apontou nenhum motivo para a etapa com os convidados deixar de abrir a temporada. E acontecer em maio é um problema, porque as principais categorias do automobilismo internacional já começaram – conflito que não acontecia em março. Há corridas marcadas do DTM e do WTCR, além dos treinos classificatórios das 500 Milhas de Indianápolis no mesmo dia.

Pelo menos para a etapa de duplas a Stock Car evitou choque de datas com grandes torneios de GT e endurance.

Falando em corridas marcadas para o mesmo dia, dessa vez há apenas um sobreposição com o GT Open: no dia 8 de junho o certame brasileiro estará em Londrina, enquanto a categoria europeia visita Spa-Francorchamps. Apesar de ser apenas um conflito dessa vez – em 2018 foram quatro -, pode ser o suficiente para impedir que pilotos como Allam Khodair e Daniel Serra disputem o título de ambas.

Outro choque importante é com a Imsa. Há o rumor de que Felipe Nasr e/ou Pipo Derani, ambos da escuderia Action Express, nos EUA, possam correr na Stock Car caso a equipe Fittipaldi retorne ao Brasil.

Só que em quatro fins de semana os dois campeonatos estão marcados para o mesmo fim de semana. Contudo, em dois deles (nas etapas de Lime Rock e VIR), apenas competem as divisões GTLM e GTD – os brasileiros andam de protótipos. Os demais são em 5 de maio (Mid-Ohio/Velo Città) e em 15 de setembro (Laguna Seca/Curitiba).

Com as 24 Horas de Le Mans há uma pequena questão com as datas. A etapa de Londrina acontecerá em 9 de junho, fim de semana que antecede a tradicional prova de longa duração e é quando os pilotos precisam desembarcar no circuito francês para confirmar a inscrição e passar pela inspeção obrigatória. No entanto, não é raro os competidores serem dispensados dessa burocracia caso estejam correndo em outra categoria no mesmo dia.

Por fim, não há problemas entre a Stock Car e o Jaguar eTrophy, preliminar da Formula E, onde competem Cacá Bueno e Sergio Jimenez.

Veja abaixo todos os principais choques de datas e quem pode ser prejudicado:

INTERCONTINENTAL GT CHALLENGE
Pilotos: Rubens Barrichello, Daniel Serra e Felipe Fraga disputaram etapas da categoria em 2018
Problemas: 25/8 (10 Horas de Suzuka/Corrida do Milhão) e 23/11 (9 Horas de Kyalami/Goiânia)

WEC
Pilotos: nenhum costuma tomar parte de ambos os campeonatos
Problemas: 5/5 (Spa-Francorchamps/Velo Città), 10/11 (Xangai/Velopark) e 14/12 (Bahrein/Interlagos)

GT OPEN
Pilotos: Allam Khodair, Cacá Bueno e Daniel Serra competiram em 2018
Problemas: 8/6 (Spa-Francorchamps/Londrina)

FORMULA E e JAGUAR eTROPHY
Pilotos: Nelsinho Piquet, Sergio Jimenez, Cacá Bueno
Problemas: Nenhum

BLANCPAIN SERIES
Pilotos: Felipe Fraga, Rubens Barrichello e Lukas Moraes correram em etapas em 2018
Problemas: 4/5 (Brands Hatch/Velo Città) – o choque é com a Sprint Series, que costuma ter menos competidores.

IMSA
Pilotos: Felipe Nasr e Pipo Derani são especulados na equipe Fittipaldi
Problemas: 5/5 (Mid-Ohio/Velo Città), 20/7 (Lime Rock/Santa Cruz do Sul), 25/8 (VIR/Corrida do Milhão) e 15/9 (Laguna Seca/Curitiba)

foto: Duda Bairros/Stock Car

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s