A bolsa para correr na USF2000 2019

Foi Hunter McElrea, de 19 anos, o último vencedor da bolsa da Mazda para competir nas divisões de acesso da Indy.

Há alguns meses, a montadora japonesa, que pagava para o campeão de USF2000, Pro Mazda e Indy Lights subirem de categoria no ano seguinte, anunciou que estava acabando com essa iniciativa, pois o foco da marca está nas provas de longa duração da Imsa.

E o último piloto a ser patrocinado pela montadora, em 2019, é o vencedor da seletiva para ter a vaga na USF2000, realizada no último fim de semana.

McElrea, que já estava participando dos testes de pós-temporada da USF2000 pela equipe Cape – a melhor da categoria -, agora tentará seguir os passos de Oliver Askew, o primeiro vencedor da seletiva. Depois de conquistar o prêmio, ele foi campeão da USF2000, em 2017, pela mesma Cape e subiu para a Pro Mazda neste ano.

Ganhador da bolsa no ano passado, o irlandês Keith Donegan teve um 2018 bastante complicado. Ele começou a temporada pela equipe ArmsUp, mas só obteve um único top-10 nas três primeiras etapas. Depois levou o prêmio da Mazda para a escuderia BN, passou a figurar entre os cinco primeiros com certa frequência, mas terminou o ano apenas na nona colocação no geral.

Assim, McElrea também terá a responsabilidade de resgatar o prestígio da seletiva. Até porque o fraco desempenho de Donegan fez com que os critérios usados para que ele fosse o vencedor da bolsa, no fim do ano, pudessem ser questionados.

O prêmio de US$ 200 mil é dado ao piloto que mais se destaca em uma seletiva realizada em um único fim de semana nos EUA. Para participar dela, é preciso ser campeão de algum certame parceiro do Road to Indy, ser indicado pela imprensa americana ou ter feito parte do Team USA ou do Team Canada.

McElrea, por exemplo, foi o primeiro colocado na F-Ford Australiana, em sua quarta tentativa, com 13 vitórias neste ano.

Entre seus concorrentes estavam Stuart White, sul-africano rival de Caio Collet na F4 Francesa (mas que conseguiu a vaga na seletiva em um campeonato no seu país natal), Josh Smith e Ross Martin, ambos com passagem pelas F4 Inglesa, e Braden Eves, americano que chamou a atenção em seu ano de estreia na F4 USA e que, devido a coágulos no sangue, teve seu 2018 comprometido.

Allan Croce, de 18 anos, foi o representante do Brasil, tendo garantido a chance de disputar a seletiva do Road to Indy ao vencer o Open do Brasileiro de Kart, na divisão Graduados.

O Brasil, aliás, é praticamente o único país que envia um piloto direto do kartismo para a disputa da bolsa. Não que haja muita escolha, já que há uma F3, F4 ou campeonato equivalente por aqui.

Mas o resultado é que, pela falta de experiência, os brasileiros acabam prejudicados. McElrea, por exemplo, já tinha quatro anos de experiência nas pistas, enquanto Croce estava tendo um de seus primeiros contatos com monopostos. Por isso, é natural que ele não tenha classificado para a fase final da disputa da bolsa – quando o seis mais rápido voltam à pista no domingo.

É verdade que no ano passado Olin Galli chegou à final, mas se trata de um piloto já experiente e que, por diversos motivos, nunca fez a transição para os carros de fórmula, mesmo já tendo testado várias vezes com eles. Assim, quando ele chegou para a disputa de 2017, estava no mesmo patamar que seus oponentes, situação diferente da de Croce e Marcel Della Coletta, em 2016.

Apesar da saída da Mazda, a Indy já anunciou que a seletiva para correr na USF2000 vai continuar. O ideal seria que o representante brasileiro viesse de uma categoria de fórmula. Mas, enquanto nem sequer temos uma no país, a melhor chance é alguém que já tiver experiência nos monopostos disputar o Open do Brasileiro de Kart para tentar seguir carreira nos EUA.

Você pode clicar aqui para ver como está a formação do grid da USF2000 2019, que terá  a presença de Dudu Barrichello (filho de Rubens Barrichello).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s