Treinos de pós-temporada do Road to Indy 2018

Victor Franzoni, Kiko Porto e Lucas Kohl (na foto em destaque). Esses são os três pilotos brasileiros presentes nos treinos de pós-temporada das categorias de acesso da Indy que acontecem neste penúltimo fim de semana de setembro no traçado misto de Indianápolis.

Eles se juntam a quase outros 30 pilotos, entre USF2000, Pro Mazda e Indy Lights, no chamado Chris Griffis Memorial, que são dois dias de testes batizados em homenagem a engenheiro da equipe de Sam Schmidt, que morreu repentinamente em 2011.

Dos três, Franzoni e Kohl andam pela equipe Belardi, da Lights, enquanto Porto pilota o carro da DEForce, na USF2000. Essa é a mesma escuderia que ele defende na F4 USA.

Grids com poucos carros – com exceção justamente da USF2000 – têm marcado as categorias de acesso nos EUA, e o número de participantes nestes testes de pós-temporada não é muito animador, ao menos neste momento.

Em comparação, no ano passado mais de 40 competidores participaram da atividade. Mas muitos deles não estiveram presente na temporada 2018 do Road to Indy, como o australiano Anthony Martin, que havia guiado na Indy Lights, e o sul-africano Callan O’Keeffe, ex-Red Bull Junior Team, um dos mais rápidos na USF2000.

Só que em 2017 os testes de pós-temporada aconteceram no fim de outubro, dando mais de um mês para as equipes encontrarem pilotos interessados.

E aí está um dos problemas. Desta vez, os treinos acontecem em um fim de semana com etapas de F3 Euro, F3 Americas, F3 Asiática, F3 Inglesa, Euroformula Open, F4 Alemã, F4 Australiana, F4 Espanhola e F-Renault Eurocup.

Ou seja, mais de uma centenas de potenciais nomes para competir no Road to Indy 2019 tinham compromisso de agenda logo neste fim de semana. Difícil pensar em uma data pior para ter marcado a atividade.

O lado bom é que os treinos também marcam a estreia das equipes de Jay Howard, Legacy e Miller Vinatieri, na USF2000, e da Pabst, na Pro Mazda. Sinal de que o grid dessas categorias pode crescer no ano que vem.

Como cada categoria vai à pista seis vezes neste fim de semana, não coloquei os resultados dos treinos na Agenda da velocidade para não poluí-la. Mas abaixo você pode conferir os resultados dos testes.

Daí funciona igual à agenda. Éé só você voltar ao World of Motorsport, clicar nos links na cor azul ali embaixo e saber de tudo o que aconteceu nos testes.

USF2000
Sábado:
> treino coletivo 1
> treino coletivo 2
> treino coletivo 3
Domingo:
> treino coletivo 4
> treino coletivo 5
> treino coletivo 6

PRO MAZDA
Sábado:
> treino coletivo 1
> treino coletivo 2
> treino coletivo 3
Domingo:
> treino coletivo 4
> treino coletivo 5
> treino coletivo 6

INDY LIGHTS
Sábado:
> treino coletivo 1
> treino coletivo 2
> treino coletivo 3
Domingo:
> treino coletivo 4
> treino coletivo 5
> treino coletivo 6

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s