caio collet f4 francesa

Domínio de Caio Collet na F4 Francesa

Favorito ao título da F4 Francesa antes mesmo de a temporada 2018 ter começado, Caio Collet ainda faltava dominar uma etapa da categoria. Agora não falta mais.

Em Magny-Cours, no fim de semana, o brasileiro foi o mais rápido no único treino livre, conquistou a pole para a primeira e para a terceira baterias e venceu essas duas corridas de ponta a ponta, sendo ao menos 0s5 por volta mais rápido que qualquer adversário.

Na outra prova, a com o grid invertido, foi o terceiro, ficando pouco mais de 1s atrás do vencedor. De quebra, Collet anotou a melhor volta de cada uma das corridas.

O domínio serviu para que se recuperasse dos altos e baixos das últimas etapas. Em Spa-Francorchamps, por exemplo, estava brigando pela segunda colocação quando se envolveu em um acidente com o experiente Stuart White e abandonou uma das provas.

Na última etapa realizada antes das férias de verão do campeonato, em Dijon, ele demorou para se adaptar às altas temperaturas e não foi além do quinto lugar no grid de largada, subindo um posto na corrida principal.

Mas mesmo com esses pequenos problemas, Collet já vinha conseguindo aumentar a vantagem que tinha na liderança do campeonato. Aproveitou-se principalmente do equilíbrio da categoria, em que nenhum piloto conseguia sobressair até agora.

Basta ver que, em 15 corridas, oito competidores já subiram no degrau mais alto do pódio. Assim, o importante tem sido terminar entre os primeiros com frequência.

Collet, por exemplo, só fechou no top-3 em cinco das 15 provas realizadas – embora tenha sido o quarto em três delas. Enquanto isso, seus adversários mais próximos têm patinado.

Veterano da categoria, o belga Ugo de Wilde já soma cinco corridas seguidas fora dos três primeiros. Em Magny-Cours, ele ainda se envolveu em um acidente na primeira bateria, o que prejudicou seu desempenho no resto do fim de semana.

E, apontado como o novo Stoffel Vandoorne – o que era para ser um elogio originalmente -, Ulysse de Pauw, antigo companheiro de equipe de Collet no kart, amarga um jejum de oito provas sem vencer – ainda que tenha fechado todas entre os cinco primeiros.

Quem tem surgido como desafiante do brasileiro é Arthur Leclerc, irmão mais novo de Chalres Leclerc, da F1. Assim como Collet, o monegasco subiu ao pódio nas três provas do fim de semana, embora o triunfo dele tenha vindo na bateria com o grid invertido.

Com os resultados, Leclerc passou para a segunda colocação na tabela, com 164 pontos, 50,5 a menos que o brasileiro.

Aqui vale um parenteses. Talvez você leia algumas notícias dizendo que, na verdade, é o francês Theo Pourchaire o vice-líder.

O regulamento da F4 Francesa neste ano é um pouco confuso e impede que competidores com menos de 15 anos somem pontos. Eles nem sequer aparecem nos resultados oficiais da categoria. Como Pourchaire começou a temporada com 14 anos de idade, então ele disputa somente a divisão Junior.

Se levarmos em conta classificação combinada, somando os pilotos da divisão principal com a Junior, Pourchaire realmente aparece na segunda colocação, mas aí a diferença para Collet é ainda maior: 57,5 pontos.

No site oficial da F4 Francesa, as divisões aparecem separadas, e é com base nesse regulamento dividido que escrevi este post.

Faltam duas etapas para o fim da temporada, em Jerez de la Frontera, no primeiro fim de semana de outubro, e em Paul Ricard, sete dias depois. Como são 65 pontos em jogo por etapa, Collet já pode ser campeão na Espanha se tiver resultados parecidos com o – raro – domínio que teve em Magny-Cours.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da etapa da F4 Francesa, assim como os das principais categorias do esporte a motor no último fim de semana.

Foto: ksp reportages/fgcom/divulgação

Anúncios

Um comentário sobre “Domínio de Caio Collet na F4 Francesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s