Ayrton Senna nas cabeças

Há alguns anos, comecei uma coleção de fotos de pilotos que usavam capacetes parecidos ou inspirados no de Ayrton Senna.

Era uma ideia de post que tive para o World of Motorsport, mas que acabei desistindo no meio do caminho. Alguns, como Lewis Hamilton, mudaram as cores que usavam, e ao mesmo tempo eu me esquecia de atualizar as imagens. Aí apaguei todas elas.

Por que estou contando isso agora? É que esses dias entrei no site da F3 Asiática para pegar os resultados para a Agenda da Velocidade e, para minha surpresa, me deparei com um piloto usando um capacete idêntico ao de Senna.

Não era parecido nem inspirado. Pela foto em destaque deste post dá para ver que é igual mesmo, com direito até a adesivo do já extinto Banco Nacional.

São duas diferenças apenas. O logo da Marlboro foi um pouco alterado – provavelmente por causa das leis sobre publicidade de cigarro – e a sobre viseira, onde se lê James Yu Kai, o nome do piloto.

Trate-se de um competidor da China, 17 anos de idade, e que está tentando seguir carreira no esporte a motor.

Apesar de não figurar nem sequer entre os chineses mais promissores da atual geração, ele não está fazendo feio. Nesta temporada da F3 Asiática, ocupa a oitava posição na tabela, tendo obtido um quarto lugar no último fim de semana, em Ningbo, como melhor resultado até aqui – um desempenho aceitável para quem anda pela Chase Owen Racing, que não é uma das grandes equipes da categoria.

Antes de se dedicar à F3, Yu competia na F-Master China, categoria equivalente a uma F4 e que existiu até o ano passado.

Na temporada passada, o piloto chinês ficou com a quarta colocação na classificação final, com direito a quatro vitórias ao longo da campanha. Seu desempenho, no entanto, foi marcado pela inconsistência, já que só subiu ao pódio uma única vez nas demais 13 provas realizadas.

Mas ao menos em um ponto Senna ficaria orgulhoso. Assim como o brasileiro, seu fã asiático é rápido em classificações: foi o piloto que mais largou na pole em 2017 na F-Master China, partindo da posição de honra em quatro oportunidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s