Mick Schumacher na luta pelo título da F3 Euro

Michael Schumacher, no auge de sua carreira na F1, tinha como um de seus principais pontos fortes ser muito rápido em uma só volta.

Era assim nas classificações, tanto que fechou a carreira com 68 poles, número superado apenas no ano passado por Lewis Hamilton. E também nas corridas. Em uma época de reabastecimento liberado, era comum a equipe lhe pedir para dar voltas voadoras antes de ir aos boxes, abrindo alguns segundos com relação aos adversários, muitas vezes o suficiente para ganhar posição nos pits.

Mick Schumacher, no entanto, não herdou essa habilidade do pai. Mesmo em seus anos na F4 , o jovem piloto não costumava ir bem nos treinos que definiam grids de largada, mas acabava compensando tendo forte ritmo de corrida e sendo bom em ultrapassagens.

A situação vinha se repetindo na F3 Euro. Depois de terminar a temporada passada apenas em 12º, Mick não estava se destacando neste ano. Pior. Enquanto teve apenas dois terceiros lugares como melhores resultados nas primeiras quatro etapas, viu três companheiros de equipe de Prema – Ralf Aron, Guanyu Zhou e Marcus Armstrong – liderarem a tabela de pontos em algum momento.

Pouco para um piloto que tem um dos sobrenomes mais importantes da história do automobilismo e já está no segundo ano na categoria.

Mas desde Spa-Francorchamps – pista em que coincidentemente marcou a estreia do pai do piloto na F1 – o desempenho do alemão mudou.

Nas nove corridas desde então, Mick tem duas poles e só uma vez não largou entre os dez primeiros. Na verdade, a equipe Prema tem melhorado como um todo. Em duas corridas nesse período, a esquadra ocupou as quatro primeiras colocações do grid.

Parte do bom desempenho tem uma explicação: a Prema tem testado com carros de outra equipe em circuitos que ainda vão receber corridas da F3.

Mas o regulamento proíbe que pilotos e times andem em autódromos que ainda sediarão etapas. A solução, assim, é colocar alguém que compete para a esquadra italiana na F2 ou na F4 em um carro de outro time – no caso, a Double R, que não participa da F3 Euro. Depois é só passar para a Prema o resultado dos testes e acertar os carros para as corridas.

Segundo a imprensa inglesa, essa tática é antiga e usada também por adversárias. A Carlin, com Lando Norris, foi uma das beneficiadas no ano passado.

Voltando a Mick Schumacher, se ele passou a largar na frente, ficou muito mais fácil para também terminar na frente. Afinal, o piloto continua tendo forte ritmo e ultrapassando com tranquilidade. Nessas nove corridas, venceu três vezes e terminou todas – com exceção de dois abandonos – entre os cinco primeiros. Ocupa atualmente a quarta colocação no campeonato, com 186 pontos, 36 a menos que o líder, Dan Ticktum. E 225 estão em jogo nas três etapas decisivas.

Ou seja, bastou que ele se acertasse nas tomadas de tempo para se tornar um dos principais nomes do grid. Se ele conquistar a taça no fim do ano, será o primeiro título de grande expressão para a nova geração dos Schumacher.

Aliás, ele não é o único que está em boa fase. Juri Vips, da Motopark, tem dois triunfos e dois segundos lugares nas últimas cinco provas e cortou a diferença para Ticktum, seu companheiro de equipe, para apenas 12 pontos.

Armstrong, que tem se envolvido em toques com companheiros de Prema, caiu para terceiro, com 190, enquanto Aron é o quinto, com 183,5. Eles completam o grupo de cinco pilotos com chances de serem campeões.

A próxima etapa da F3 Euro está marcada para os dias 8 e 9 de setembro, em Nurburgring.

Você pode clicar aqui para ver os resultados das corridas da categoria em Misano, com vitória de Schumacher em uma das provas, assim como os dos principais campeonatos do esporte a motor no último fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s