f1 start largada 2018

Mercado de pilotos da F1 2019

A F1 foi tomada nos últimos meses por negociações, rumores e manobras para a formação do grid de 2019 e tudo isso durante as férias de verão, momento no qual a paz e a tranquilidade deveriam reinar.

Neste texto, falo sobre como os times com motores Mercedes e Renault estão se preparando para a próxima temporada. Na segunda parte, é a vez das escuderias com equipamento Ferrari e Honda (incluindo a Red Bull).


MERCEDES
2018 – Lewis Hamilton e Valtteri Bottas
2019 – Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

Apesar de ter começado a temporada com duas vagas em aberto, a Mercedes não mudou nada para o próximo ano. Hamilton renovou até 2020, último ano dos atuais acordos comerciais da F1, enquanto Bottas tem vínculo até o fim de 2019, apesar de ter buscado um contrato de maior duração com a esquadra.

Nos últimos meses, Daniel Ricciardo e Fernando Alonso negociaram com a Mercedes, mas o time preferiu a manutenção do finlandês, que é considerado um bom segundo piloto – não ameaça o companheiro, como Nico Rosberg fazia, mas ao mesmo tempo é capaz de ir ao pódio com frequência.

Toto Wolff, chefe da escuderia alemã, nunca escondeu que o plano é promover Esteban Ocon. Contudo, por ser considerado inexperiente, o francês nem sequer foi cogitado neste momento para a vaga de Bottas.


RACING POINT / FORCE INDIA
2018: Sergio Pérez e Esteban Ocon
2019: Lance Stroll (?), Sergio Pérez (?), Esteban Ocon (?)

Uma bomba caiu na Force India durante o GP da Alemanha: a Justiça inglesa tinha colocado a escuderia em administração a pedido de alguns credores – entre eles o piloto Sergio Pérez – para evitar que ela fechasse as portas imediatamente.

Em um processo atípico, em poucas semanas já havia um comprador: um consórcio liderado por Lawrence Stroll, pai do piloto Lance Stroll, atualmente na Williams.

A questão, portanto, é quando Lance deixará a escuderia inglesa para andar pelo time recém adquirido por seu pai. Pode acontecer já na temporada 2018 ou somente no começo do próximo ano.

A dúvida é quem será seu companheiro de equipe. Por ser um dos credores, Pérez não pode ser demitido neste momento. Mas isso não significa que ele tenha vaga garantida em 2019. Ao mesmo tempo, Ocon já estava de malas prontas para a Renault. O piloto tinha um acordo verbal com a montadora, mas que foi desfeito com a contratação de Daniel Ricciardo. Permanecer na Force India é, portanto, sua melhor opção na F1 neste momento.

Durante o GP da Bélgica, a escuderia anunciou a mudança de nome para Racing Point Force India. A tendência é que seja chamada só de Racing Point a partir do ano que vem.


WILLIAMS
2018: Lance Stroll e Sergey Sirotkin
2019: Sergey Sirotkin (?), Robert Kubica (?), George Russell (?), Esteban Ocon (?)

A Williams tem um sério problema de orçamento para 2019. Além de perder a Martini, sua principal patrocinadora, a escuderia deve ver Stroll se transferir para a Force India, recém-adquirida pelo pai do piloto.

E olha que os investimentos da família canadense na Williams eram especulados em torno de US$ 80 milhões.

Ou seja, para 2019, é provável que ficará com as vagas quem pagar mais. Isto é, apesar de ser o único piloto do grid a não ter pontuado até agora, Sergey Sirotkin pode permanecer desde que o dinheiro do SMP Bank continue chegando.

A Williams também já demonstrou que pretende estreitar seus laços com a Mercedes, com a compra de mais equipamentos – como o câmbio. Ou seja, o time pode aceitar ter um dos pilotos juniores da montadora – Ocon ou Russell – em trocar de bons descontos. Por fim, caso o time de Grove opte por um piloto mais experiente, tem Robert Kubica como reserva.


RENAULT
2018: Nico Hulkenberg e Carlos Sainz Jr
2019: Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg

Quando voltou à F1, em 2016, a Renault se comprometeu a investir cerca de US$ 1 bilhão na categoria nos dez anos seguintes. Mas a ideia é colocar menos dinheiro no começo da empreitada, quando ainda é preciso arrumar a casa, e mais no fim, com o objetivo de lutar por títulos.

É por essa razão que o time é tão ativo no mercado de pilotos, sempre tentando se reforçar conforme o orçamento vai aumentando.

E quase que a dupla de 2019 foi formada por Ocon e Nico Hulkenberg. Segundo a imprensa inglesa, em uma reunião em Enstone, Toto Wolff acertou a ida do piloto francês para a montadora para a próxima temporada. Só que o contrato não havia sido assinado.

Foi quando a Renault tentou uma última investida por Daniel Ricciardo, que estava na Red Bull. Deu certo, e a ideia do australiano é repetir Lewis Hamilton na Mercedes e transformar a montadora francesa em uma máquina de vitórias e títulos.


MCLAREN
2018: Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne
2019: Carlos Sainz Jr, Stoffel Vandoorne (?), Lando Norris (?), Esteban Ocon (?)

Dizem que uma mentira contada muitas vezes se transforma em uma verdade. Dá para que foi o que aconteceu com a McLaren. A escuderia passou boa parte do ano passado dizendo ter o melhor carro do grid, e o motor Honda que era o problema.

Para 2018, a fabricante japonesa saiu, a Renault passou a fornecer os propulsores, e o time inglês nem sequer é o melhor da “F1 B”, que exclui Mercedes, Ferrari e Red Bull. Quanto mais lutar por pódio.

Assim, a paciência de Fernando Alonso acabou, e o espanhol já anunciou que não correrá na F1 na próxima temporada. Para seu lugar, a equipe terá Carlos Sainz Jr, que estava emprestado pela Red Bull à Renault. Os dois espanhóis, aliás, têm o mesmo empresário.

A segunda vaga é um ponto de interrogação. A McLaren não está satisfeita com o desempenho de Stoffel Vandoorne, constantemente derrotado por Alonso, em que pese o espanhol sempre ter prioridade no equipamento.

Se Vandoorne não ficar, as opções são Lando Norris, piloto em desenvolvimento da McLaren, mas que está tendo uma temporada de altos e baixos na F2 (só tem uma vitória neste ano, logo na estreia), e Ocon, que após o pedido de administração da Force India e as negociações fracassadas com a Renault, pode acabar sem vaga na F1.

Clique aqui para ver a segunda parte, com Ferrari, Sauber, Haas, Red Bull e Toro Rosso.

Fernando_Alonso_2018_AzerbaijanGP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s