Parada para a Copa do Mundo fez bem à Stock Car

Montar o calendário de 2018 foi uma tarefa das mais complicadas para a Stock Car.

Para ter transmissão na TV, era preciso evitar choques com as etapas europeias da F1. Também era necessário deixar os dois fins de semana das 24 Horas de Le Mans livres. Isso sem falar na chegada de Lucas Di Grassi e Nelsinho Piquet, fazendo com que correr na mesma data que a Formula E fosse evitado. E tudo em um ano de Copa do Mundo, com os canais esportivos voltados praticamente apenas ao futebol por mais de 30 dias.

Como resultado, a categoria volta às pistas, neste fim de semana, depois de um intervalo de dois meses e meio sem provas.

Pode parecer paradoxal falar assim, mas as quase dez semanas sem corridas fizeram bem para a Stock Car. É que permitiu a seus pilotos disputarem alguns dos principais campeonatos do automobilismo mundial sem precisar voltar correndo ao Brasil porque já teria corrida no fim de semana seguinte.

Era também a chance de colocar os competidores que fazem carreira aqui no país contra alguns dos maiores nomes do esporte a motor no mundo. E, de uma forma geral, o desempenho dos representantes da Stock Car foi bastante positivo, embora não tenham conseguido repetir o triunfo de Daniel Serra, na divisão GTE-Pro, das 24 Horas de Le Mans de 2017.

Neste intervalo, quem mais rodou o planeta foi justamente Serra, o atual campeão e líder do campeonato. Especialista em carros GT, disputou as 24 Horas de Le Mans, as 24 Horas de Spa-Francorchamps (pela Audi, na foto em destaque), a etapa da Imsa em Watkins Glen e a do GT Open em Hungaroring, da qual se saiu vencedor de uma das corridas.

Outro que subiu no degrau mais alto do pódio no GT Open foi Allam Khodair, um dia após a primeira colocação do compatriota. A categoria ainda recebeu Cacá Bueno naquele fim de semana.

Di Grassi e Piquet estiveram na Formula E, certame do qual participam desde a criação, há quatro temporadas, com o piloto da Audi acumulando duas vitórias e um segundo lugar nas três corridas realizadas no período.

Felipe Fraga tomou parte das últimas duas etapas da Blancpain Endurance Series, em Paul Ricard (terminando em oitavo) e nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, quando foi companheiro de Rubens Barrichello, mas os dois abandonaram.

E legião da Stock Car pelo mundo ainda teve Marcos Gomes em sua última prova – ao menos até agora – na Nascar East, com o décimo lugar em Memphis. Desde então, a categoria teve mais três etapas, mas sem o brasileiro.

Isso tudo sem falar no Endurance Brasil e na Porsche Cup, campeonatos nacionais que se beneficiaram com a presença de nomes da Stock.

O bom desempenho desses pilotos nos outros países é uma forma de promover a Stock Car. Entre os brasileiros, quem tem alguma desconfiança em relação à categoria pôde comprovar a qualidade do grid. E, entre os fãs estrangeiros do esporte a motor, foi a chance de (re)descobrirem Serra, Fraga, Gomes, entre outros, e poder acompanhá-los também nas pistas do Brasil.

O problema é que apenas os mais fanáticos pelo automobilismo seguiram a saga dos pilotos da Stock nos últimos meses. Com um intervalo grande – de dez semanas – desde a última prova – o público casual precisa ser reconquistado. É por essa razão que a organização preferiu retomar a temporada com a Corrida do Milhão, uma das provas mais importantes do calendário, mais longa e com transmissão da Globo, na TV aberta.

felipe massa stock car carro corrida do milhão
Felipe Massa volta à Stock Car para tentar atrair mais uma vez o público

Também ajuda nessa reaproximação a presença de convidados ilustres, como Felipe Massa, António Félix da Costa e Agustín Canapino, e diversos eventos que devem acontecer em Goiânia, local da etapa.

Assim, seria bom que no ano que vem, sem concorrência de Copa do Mundo – ou seja, a parada de mais de um mês – a Stock Car consiga mais uma vez montar um calendário permitindo que seus pilotos disputem outros campeonatos de alto nível. Ela só tem a ganhar.

Fotos: Audi/Divulgação e Cimed/Chevrolet Racing/RF1/Vipcomm/Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s