nick cassidy twitter

O sucessor de João Paulo de Oliveira no Japão

Dá até para dizer que João Paulo de Oliveira tem um sucessor na Super Formula, do Japão.

Mas não se trata de Pietro Fittipaldi, brasileiro que disputou a primeira etapa deste ano e estava confirmado para a maior parte das corridas antes de sofrer um grave acidente no Mundial de Endurance, em Spa-Francorchamps, no qual quebrou as duas pernas.

É Nick Cassidy, neozelandês que está em seu segundo ano na categoria.

No último fim de semana, Cassidy conquistou sua primeira vitória na Super Formula, em Fuji. Também foi o primeiro triunfo da equipe Kondo em mais de dez anos e apenas o segundo da escuderia na história do campeonato.

Sabe quem tinha ganhado na outra vez? Justamente João Paulo de Oliveira, na mesma pista de Fuji, em 2008.

As semelhanças não param por aí. Em 2008, o brasileiro também fazia sua segunda temporada completa no certame. E tanto ele quanto Cassidy chegaram à Super Formula após conquistarem o título da F3 Japonesa pela mesma equipe, a TOM’S.

Bom, se considerarmos que a TOM’S é o melhor time da F3, então essa última coincidência é mais do que esperada.

Como ambos decidiram fazer carreira no Japão, no entanto, não tem nada de parecido. No começo dos anos 2000, JP era um especialista em F3. Foi o primeiro piloto a ganhar uma corrida principal da versão Sul-americana do certame com um carro da divisão Light, sendo vice da principal no ano seguinte.

Em 2003, foi o ganhador da F3 Alemã, com 15 pódios – incluindo 13 vitórias – em 16 provas. Depois, mudou-se para o Japão para levantar a taça pela TOM’S.

Cassidy conseguiu se firmar no esporte a motor graças à Toyota. Como boa parte dos neozelandeses, ganhou destaque na Toyota Racing Series – considerado o primeiro torneio do ano, realizado entre janeiro e fevereiro -, do qual foi bicampeão.

Mas sem o dinheiro necessário, ficou anos rodando a Europa, sem conseguir disputar uma temporada completa. Como a TOM’S é conhecida como uma das principais parceiras da Toyota, tanto nos carros de rua quanto no automobilismo, ele assinou com a escuderia japonesa para correr na F3 em 2015.

O piloto ainda ensaiou um retorno à Europa no ano seguinte, pela Prema, na F3 Euro. Mas aquela era uma equipe construída para levar Lance Stroll – filho de um dos sócios – ao título, e Cassidy terminou o campeonato em quarto, com um único triunfo.

Desde então, voltou ao Japão e já levantou a taça do SuperGT, pela mesma TOM’S, no ano passado.

Agora Cassidy espera superar uma marca de João Paulo de Oliveira. É que o brasileiro foi campeão da Super Formula em sua terceira tentativa. O neozelandês, que está em seu segundo ano no certame, é o vice-líder na tabela, com 20 pontos, apenas um a menos que Naoki Yamamoto, o líder.

A próxima etapa da categoria japonesa está marcada ara o dia 19 de agosto, em Motegi.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da Super Formula em Fuji, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no último fim de semana.

nick cassidy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s