ameya formula 3 crash

Sobre o grave acidente da F3 Euro em Norisring

Um forte acidente marcou a etapa da F3 Euro em Norisring. Na segunda corrida disputada, o carro de Dan Ticktum, que partia da quinta colocação, ficou parado na largada e foi acertado em cheio por Ameya Vaidyanathan, que saía oito filas atrás (veja o vídeo abaixo).

Batidas por um carro ter ficado no grid são comuns. Normalmente, o piloto que sai das últimas posições tem a visão encoberta pelos adversários à frente e só descobre em cima da hora que tem um competidor estacionado, quando é tarde demais para evitar o contato.

Mas não foi o que aconteceu no acidente de Norisring. Como as bandeiras amarelas foram rapidamente acionadas, os demais pilotos logo desviaram de Ticktum, fazendo com que Ameya tivesse visão limpa do veículo estacionado. Assim, o competidor indiano teve algum tempo para mudar a trajetória, mas não o fez e acertou com tudo a traseira do adversário, praticamente partindo ao meio o carro do britânico.

Ambos foram levados ao hospital e rapidamente liberados. Ticktum retornou à pista no mesmo dia a tempo de vencer a terceira bateria do fim de semana, enquanto Ameya foi desclassificado.

Aos comissários de prova, o piloto indiano se defendeu dizendo que estava olhando para a esquerda no momento da largada, porque disputava posição com outro competidor, por isso não viu Ticktum parado.

Perguntaram, então, se ele não tinha reparado nas bandeiras amarelas. Ameya respondeu que sim, então foi considerado culpado pelo acidente por não ter freado mesmo com a sinalização.

Além de o desclassificarem, os comissários pediram para a FIA – que chancela a F3 Euro – avaliar se Ameya tem condições de disputar a categoria. Se comprovado que não, ele terá sua carteira suspensa.

Por mais que o acidente tenha sido grave, esse é um exagero tremendo dos comissários e acaba expondo um jovem piloto. Não é como se Ameya tivesse estreado na F3 em Norisring, e ninguém soubesse nada sobre ele.

A corrida na qual houve a batida foi a 17ª  dele no certame. Em suas outras 16 provas, passou ileso, tendo competido em circuitos como o traçado de rua de Pau e as longas retas de Spa-Francochamps.

Antes, correu na F3 Inglesa, Toyota Racing Series e Euroformula Open, onde conquistou uma vitória. Não é alguém que caiu de para-quedas na F3 Euro.

Também não é o primeiro nem o último piloto que chega ao campeonato vindo de um país com pouca tradição no automobilismo e tendo pagado por uma vaga em equipe grande – corre pela Carlin, a atual campeã.

Por outro lado, Ameya tem, sim, um começo de carreira bastante incomum. Em uma entrevista no começo do ano, ele revelou que decidiu tentar o automobilismo depois de assistir ao documentário “Senna”. Daí começou logo na F3 Inglesa (que na época era uma F4), sem nem passar pelo kartismo.

É claro que é uma decisão questionável, mas foi em 2015. Desde então, Ameya já disputou cerca de uma centena de corridas, onde acumulou experiência e nunca comprometeu.

O que pode é ter faltado experiência para saber que na largada se olha para a frente, justamente para o caso de ter um competidor parado na pista. Mas como ele nunca tinha passado por uma situação como essa, não tinha como saber o que estava fazendo de errado.

Ele foi culpado pelo acidente? Sim. Mas daí a ser exposto pelos comissários e banido da F3 já é demais. Uma multa e uma reprimenda já são o suficiente para que o piloto indiano nunca mais repita essa batida.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F3 Euro em Norisring, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no último fim de semana.

FIA Formula 3 European Championship 2018, round 3, race 3, Norisring (DEU)
Dan Ticktum se recuperou o acidente pra vencer a corrida 3 da F3 Euro – foto Divulgação/F3 Euro
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s