pedro piquet gp3 paul ricard

O primeiro pódio de Pedro Piquet na GP3

Pouco antes de começar a temporada da GP3, escrevi aqui no World of Motorsport que a decisão de Pedro Piquet de disputar o campeonato neste ano tinha sido muito boa. O motivo é a categoria ser mais fácil que a F3 Euro – onde o brasileiro correu nos dois últimos anos -, então teria mais chances de mostrar resultado.

E ele não demorou a corresponder. Na segunda etapa de 2018, em Paul Ricard, Piquet já subiu ao pódio: terminou em segundo na corrida 2, a que tem o grid invertido, ficando atrás apenas de Callum Ilott, da Academia da Ferrari.

Na bateria principal, o filho de Nelson Piquet já tinha sido o sexto colocado, garantindo pela regra do grid invertido o terceiro posto na saída neste domingo. Com os resultados, Piquet ocupa a sexta posição no campeonato, com 22 pontos, 41 a menos que Anthoine Hubert, o líder.

Nas notícias que saíram após a etapa, houve alguma confusão sobre o retrospecto dos brasileiros na GP3. Piquet não é o primeiro piloto do país ir ao pódio na história da categoria.

Em 2010, no ano da inauguração do certame, Lucas Foresti e Felipe Guimarães já haviam figurado entre os três primeiros.

Foresti, aliás, conseguiu seu pódio logo na etapa de abertura, em Barcelona, justamente na prova com o grid invertido.

Naquele fim de semana, o holandês Nigel Melker tinha largado na pole-position da corrida principal, mas foi uma das muitas vítimas de uma primeira volta bastante acidentada. A liderança caiu no colo de Pal Varhaug, que se defendeu dos ataques de Esteban Gutiérrez e Robert Wickens para ser o primeiro ganhador da história da categoria. O curioso é que essa foi a única vez que o norueguês pontuou naquela temporada.

Foresti tinha sido o sétimo, que se tornou o segundo lugar no grid no domingo. Naquela bateria, Alexander Rossi dominou de ponta a ponta, sendo que o brasileiro precisou segurar Gutiérrez, que vinha fazendo uma prova de recuperação, para ficar no top-3.

Três semanas depois de Barcelona, a GP3 visitou Istambul, pista que deu a Gutiérrez sua primeira vitória no torneio. O grupo dos três primeiros colocados ainda teve James Jakes e Felipe Guimarães – que até agora ainda é o único piloto do país a ter terminado no pódio em uma corrida principal da categoria.

Outra curiosidade ao voltar à primeira temporada da GP3 é perceber como vários daqueles pilotos tiveram sucesso em suas carreiras. Gutiérrez, o campeão, chegou à F1, mas praticamente não somou pontos e depois teve passagens apagadas por Formula E e Indy.

E foi justamente nos EUA onde seus adversários se deram bem. Wickens e Rossi, que subiram ao pódio em Barcelona, hoje estão entre os principais nomes da Indy. Isso sem falar em Josef Newgarden, atual campeão pela Penske, mas que na época era um desconhecido americano no grid da GP3.

Roberto Merhi, Rio Haryanto e Jean-Éric Vergne também chegaram à F1, enquanto os EUA foram destino de Jakes e Stefano Coletti. Nico Muller foi para o DTM, e Michael Christensen e Mirko Bortolotti são pilotos de fábrica de Porsche e Lamborghini, respectivamente.

Entre os brasileiros, Foresti é quem teve a carreira mais duradoura e está na Stock Car. Guimarães voltou ao Brasil, onde recomeçou no kart e ganhou a F3, enquanto Pedro Nunes e Leonardo Cordeiro também retornaram ao país, mas depois de alguns anos deixaram o esporte a motor.

O Brasil está empatado com a Suíça como o quarto país que mais teve representantes na GP3 até hoje. Além dos cinco deste texto, Bruno Baptista, Victor Carbone, Fabio Gamberini e Fabiano Machado estiveram no campeonato.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da GP3 em Paul Ricard, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s