A varrida de Enzo Fittipaldi na F4 Italiana

Não demorou para que Enzo Fittipaldi conseguisse se recuperar também na F4 Italiana. Depois de perder a liderança do campeonato na etapa anterior, em Monza, o brasileiro rapidamente deixou a má fase para trás e varreu a rodada de Misano, com vitória nas três corridas disputadas.

Varridas, como é chamado quando um piloto ganha todas as provas de um mesmo fim de semana, não são tão raras na F4. O brasileiro é o quarto piloto na história do campeonato italiano a obter uma. Antes dele, no ano passado, o venezuelano Sebastián Fernandez já havia triunfado em todas as provas disputadas no mesmo traçado de Misano.

Em 2015, Guanyu Zhou, que assim como Fittipaldi faz parte da Academia da Ferrari e competindo pela Prema, levou a melhor em todas as baterias de Monza, repetindo o feito de Mattia Drudi no ano anterior.

E alguém até pode afirmar que Lance Stroll varreu Vallelunga em 2014. O atual titular da Williams foi declarado o vencedor das três corridas, mas só cruzou a linha de chegada na frente em duas delas. Na outra, foi segundo, ficando atrás de Brandon Maisano, que não somava pontos por estar acima do limite de idade da F4 Italiana naquele ano.

Fittipaldi, aliás, é o segundo brasileiro a dominar assim uma etapa da F4. Em 2016, Bruno Carneiro, aquele piloto que ficou conhecido por vender cupons de churrascaria para poder correr, já tinha levado todas corridas da versão chinesa do certame em Chengdu e em Beijing.

E lembrando que no começo deste ano Igor Fraga chegou muito perto de fazer o mesmo na F4 Mexicana em Aguascalientes.

Fittipaldi, Carneiro e Fraga, no entanto, ainda estão longe do recorde da vassoura, digamos assim. Em 2016, o holandês Richard Verschoor obteve oito varridas. Foram três na F4 Norte-Europeia (Moscou 1, Moscou 2 e Anderstorp) e cinco na F4 Espanhola (Aragón, Algarve, Valência, Jarama e Jerez). Mas essas categorias são conhecidas por terem grids mais fracos (ainda mais a ibérica), então é mais fácil que um piloto acima da média consiga se sobressair nelas.

Quem também merece uma menção honrosa é o australiano Jordan Love. Na segunda visita a Sepang da F4 do Sudeste Asiático, em 2016, ele quase conquistou o hexa: ganhou cinco das seis corridas disputadas, sendo segundo na outra prova. Da até para dizer que há amor na Malásia.

Voltando aos três triunfos de Fittipaldi em Misano, eles seguiram a cartilha do automobilismo: largou na pole, imprimiu um ritmo forte nas primeiras voltas para se distanciar do segundo colocado e administrou a vantagem nas voltas finais.

Somando a etapa do Red Bull Ring da F4 Alemã e as três corridas de Misano, o brasileiro entra nas férias de verão da Europa com cinco poles (de cinco possíveis) e quatro vitórias nas seis provas disputadas.

De quebra, retomou a liderança no campeonato italiano com 178 pontos, apenas um a mais que Leonardo Lorandi. Em Misano, o italiano não foi bem, indo apenas uma vez ao pódio. Nas demais baterias, apesar de ter largado nas primeiras colocações, era facilmente ultrapassado por adversários, acumulando um oitavo e um quarto lugares.

O próximo duelo dos dois pilotos acontece só no dias 28 e 29 de julho, em Imola, na antepenúltima etapa da temporada 2018 da F4 Italiana.

Por fim, Misano também marcou o retorno de Gianluca Petecof à categoria, depois de ter perdido a última etapa devido a uma lesão. Ele obteve dois quartos lugares, sendo que estava em vice-liderança na última bateria, mas foi ultrapassado por dois adversários. Ainda assim, fez a melhor volta da prova.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos de Enzo Fittipaldi em Misano, além dos das principais categorias do esporte a motor no último fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s