Por que Alonso deve ir para a Indy já em 2019

Com a vitória nas 24 Horas de Le Mans, no último fim de semana, Fernando Alonso deu o segundo passo na conquista da chamada tríplice coroa – triunfos no GP de Mônaco, nas 500 Milhas de Indianápolis e na tradicional prova francesa.

Como ele já havia sido o primeiro colocado no Principado em 2006 e em 2007, resta agora chegar na frente nos EUA.

No gráfico abaixo, dá para entender por que o espanhol, se quiser ganhar as 500 Milhas o quanto antes, precisa se mudar logo para a Indy. É que, desde 2002, apenas uma vez um piloto que não disputou a temporada completa da categoria americana venceu em Indianápolis: foi Dan Wheldon, em 2011.

Mas o britânico já conhecia a Indy muito bem. Tinha competido nela de forma integral de 2003 a 2010, mas ficado sem vaga para o ano seguinte, fechando com a equipe de Bryan Herta primeiro apenas para a etapa mais importante do calendário.

Antes dele, Helio Castroneves e Juan Pablo Montoya, no começo do século, também triunfaram nas 500 Milhas sem participar da temporada completa da categoria. Mas era na época da cisão, e eles corriam de forma integral na Cart, o outro grande campeonato de monopostos dos EUA.

O segundo argumento para Alonso ir logo para a Indy é a idade. No ano que vem, ele estará com 37 anos. De 2000 para cá, Takuma Sato foi o vencedor mais velho em Indianápolis: com 40. Ou seja, o espanhol terá até quatro tentativas para completar a tríplice coroa.

Assim, não é que o bicampeão da F1 precise se transferir para a Indy no ano que vem. Mas o quanto ele adiar a mudança significará menos chances para ganhar as 500 Milhas.

gráfico Alonso

Ou então o espanhol pode se inspirar em algumas exceções. Em 1997, no segundo ano da separação entre Cart e IRL (Indy), Arie Luyendyk triunfou em Indianápolis aos 43 anos. Mas aquele era um grid enfraquecido, sem a presença dos principais pilotos e equipes da categoria rival.

E, em 1993, Emerson Fittipaldi já tinha 46 anos quando cruzou a linha de chegada na frente na Indy 500, em uma época na qual a Indy começava a se internacionalizar.

Se Alonso achar que pode repetir o brasileiro cerca de 30 anos depois, então são mais dez tentativas para ele fechar a tríplice coroa.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos das 24 Horas de Le Mans, assim como os das principais categorias do esporte a motor no último fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s