Faltou piloto no fim de semana

Maro Engel é um bom exemplo de como os pilotos profissionais têm agenda cheia nesses anos em que corridas de longa duração e de carros GT se tornaram importantes para as montadoras.

Além de competir na Formula E, o alemão participa da Blancpain Endurance Series, onde é um dos principais nomes da Mercedes, de etapas da Imsa e de outras provas tradicionais, como as 24 Horas de Nurburgring, tendo sido segundo colocado há algumas semanas. Isso sem falar no DTM, em que esteve na temporada passada.

Engel defende equipes diferentes nesses campeonatos. Na Formula E anda pela Venturi, enquanto na Imsa é da SunEnergy1. Já na Blancpain corre pela Black Falcon.

É comum pilotos como ele terem em contrato quem tem a prioridade em choque de datas entre esses campeonatos. E foi o que aconteceu neste fim de semana, quando teve corridas de Imsa, DTM e Blancpain Endurance Series, além dos treinos coletivos para as 24 Horas de Le Mans.

Ou seja, para alguns times foi um pesadelo logístico. Afinal, pilotos como Engel só poderiam estar em um lugar, e as outras escuderias pelas quais compete seriam obrigadas a buscar substitutos.

Só que por todos essas categorias tendo etapas marcadas para o mesmo fim de semana, até mesmo seus substitutos também não estavam disponíveis.

Dois casos ilustram bem essa falta de pilotos. O primeiro é o da própria equipe SunEnergy1, que penou para encontrar um parceiro para Kenny Habul – dono da escuderia – para a etapa de Detroit.

Neste ano, Habul já teve como companheiros, além de Engel, o alemão Thomas Jaeger e o canadense Mikael Grenier. Os três, no entanto, estavam em Paul Ricard, na etapa da Blancpain Series.

Precisando de um parceiro de última hora, Habul recorreu à Mercedes, que indicou Bernd Schneider, hexacampeão do DTM nas décadas de 1990 e 2000, e que desde que deixou o certame alemão, em 2008, passou a se dedicar às provas de longa duração.

Por estar com 53 anos, Schneider tem participado de menos corridas nos últimos anos. Para ele, correr em Detroit significou tomar parte da primeira prova da carreira nos EUA, desde 1998.

O segundo episódio de falta de piloto teve a ver com a esquadra de Habul.

Na Imsa, a SunEnergy1 é operada pela Riley, equipe oficial da Mercedes no certame. O outro carro do time conta com o americano Ben Keating e com o holandês Jeroen Bleekemolen, que, como muitos outros nomes da Imsa, precisaram voar após a corrida de sábado de Detroit para Le Mans, para participar dos treinos do domingo.

Na França, Bleekemolen e Keating vão dividir uma Ferrari da equipe Risi Competizioni com o alemão Luca Stolz, que também estava na etapa da Blancpain em Paul Ricard – onde, aliás, é companheiro de Engel.

Isto é, nenhum deles estava disponível no começo dos treinos em Le Mans.

Para não deixar o carro estacionado, a Risi cogitou pedir à montadora italiana um piloto emprestado para fazer o shakedown do equipamento no domingo. Só que pelo choque de datas entre esses vários campeonatos, não havia nenhum disponível.

Boa notícia: assim que Stolz, Bleekemolen e Keating chegaram a Le Mans, eles foram liberados para guiar a Ferrari após assistirem a um briefing com a direção de prova – junto com outros pilotos que também tinham competido em Paul Ricard e em Detroit. Assim, praticamente não houve prejuízo pelo carro ter ficado parado no início do treino.

No fim, é curioso ver como tantos pilotos deixam o esporte a motor todos os anos por falta de oportunidade – e principalmente de dinheiro – enquanto outros competem em vários campeonatos ao mesmo tempo.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos de Imsa, Blancpain e DTM, assim como das demais principais categorias do esporte a motor no último fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s