meikon kawakami facebook mugello red bull rookies cup

A primeira pole de um brasileiro na Red Bull Rookies Cup

Meikon Kawakami, de 16 anos, se tornou o primeiro brasileiro a obter uma pole-position na Red Bull Rookies Cup, campeonato para pilotos em começo de carreira, cujas corridas são preliminares da MotoGP.

Na segunda etapa da temporada 2018, em Mugello, Kawakami cravou o tempo de 2min01s148, para superar o turco Can Oncu por 0s173.

Assim como aconteceu quando Caio Collet venceu na F4 Francesa, não faz muito sentido dizer que Kawakami é o primeiro representante do país a obter a façanha. É que antes dele apenas Antonio Chiari, em 2010, já havia participado do certame.

Chiari ficou na Rookies Cup por um ano, obteve um décimo lugar como melhor resultado e depois deixou o esporte a motor para se tornar policial.

Mais fácil comparar com Alexandre Barros, cuja última pole – e vitória – na MotoGP foi em Portugal, em 2005, dois anos antes de ensaiar uma aposentadoria e deixar as competições internacionais.

Kawakami, no entanto, não conseguiu transformar pole em vitória, tendo sido o oitavo colocado na prova. Neste sábado, o brasileiro chegou a ocupar a segunda colocação na antepenúltima volta, mas por causa do vácuo foi engolido pelo pelotão quando as motos chegaram na reta principal.

Na primeira curva do penúltimo giro, era o nono. Depois, tentou recuperar algumas posições, mas a proximidade das motos e os toquinhos constantes impediram que ele voltasse a brigar pela ponta. A vitória foi do japonês Yuki Kunii.

Curiosamente após a corrida, Kawakami disse ao site oficial do campeonato que pretende perder peso antes das próximas etapas, já que suas medidas não estão ajudando – ele é bem alto para um piloto, com 1,78 m (dez centímetro a mais que Marc Márquez, por exemplo).

É bom correr nessa dieta. Pela Red Bull Rookies Cup, ele volta às pistas no último fim de semana de junho, na rodada dupla de Assen.

Para quem está se perguntando se Kawakami pode ser o próximo piloto do país a chegar à Motovelocidade, dá para dizer que ele está em um bom caminho. Da Rookies Cup já saíram, entre outros, Johann Zarco, sensação da MotoGP nas últimas duas temporadas, Joan Mir e Miguel Oliveira, que devem estrear em 2019 na categoria rainha.

Mas é preciso um pouco de calma também. Zarco foi campeão da Rookies Cup em 2007, mas só estreou na 125cc – antecessora da Moto3 – em 2009. Nesse intervalo, se dedicou ao campeonato italiano, chegando mais preparado ao mundial.

Neste ano, Kawakami também toma parte do campeonato espanhol, mas só pontuou em uma das três corridas realizadas até agora. Ou seja, para pensar no mundial de Moto3, o melhor seria a partir de 2020 pelo menos.

Aqui tem o resultado completo da etapa de Mugello da Rookies Cup, enquanto clicando aqui dá para ver a classificação do campeonato.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da MotoGP em Mugello, assim como os das principais categorias do esporte a motor no fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s