O termômetro marcava 26ºC durante a segunda corrida da etapa de Lausitzring, do DTM, disputada neste domingo. Após as 34 voltas, cerca de uma hora de prova, Paul Di Resta e Daniel Juncadella deixaram seus carros e resolveram beber um gole de água para se refrescar no escaldante (?) calor alemão.

Eles só não esperavam que acabariam multados pela organização do campeonato em 3.000 euros (cerca de R$ 13.000) por causa da água.

O motivo é que as regras determinam que os pilotos são obrigados a passar imediatamente após a prova pela pesagem. Ou seja, beber água depois da corrida poderia ser uma artimanha para que os competidores (somados aos seus carros) alcançassem o peso mínimo estipulado no regulamento.

Os comissários do DTM, no entanto, constataram que os dois pilotos estavam bem acima do peso mínimo, então a água tomada não faria nenhuma diferença.

Assim, a dupla acabou multada, mas manteve o resultado alcançado na pista. Di Resta foi o quarto na linha de chegada, enquanto Juncadella, o 12º.

Mas a situação poderia ter sido bem pior para eles. Em 2013, Mattias Ekstrom foi desclassificado da etapa de Norisring, da qual havia sido o vencedor, porque antes da pesagem seu pai colocara em seu bolso uma garrafa de água.

Na época, a Audi chegou a recorrer à DMSB (a federação alemã de automobilismo, equivalente à CBA no Brasil), mas a punição foi mantida.

Entretanto, a DMSB reconheceu que a garrafa de água não deu nenhuma vantagem para Ekstrom durante a corrida. Assim, apesar de o sueco ter sido penalizado, determinaram que nenhum piloto iria herdar a vitória – uma forma de evitar que a Mercedes, rival da Audi no campeonato, fosse beneficiada, pois um de seus pilotos tinha sido o segundo colocado.

Então, a etapa de Norisring do DTM em 2013 foi a última vez na história do campeonato que ninguém venceu.

E o que aprendemos com essa história? Se for beber água, não dirija.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos do DTM em Lausitzring e o que aconteceu nas principais categorias do esporte a motor no último fim de semana.