Punido por beber água

O termômetro marcava 26ºC durante a segunda corrida da etapa de Lausitzring, do DTM, disputada neste domingo. Após as 34 voltas, cerca de uma hora de prova, Paul Di Resta e Daniel Juncadella deixaram seus carros e resolveram beber um gole de água para se refrescar no escaldante (?) calor alemão.

Eles só não esperavam que acabariam multados pela organização do campeonato em 3.000 euros (cerca de R$ 13.000) por causa da água.

O motivo é que as regras determinam que os pilotos são obrigados a passar imediatamente após a prova pela pesagem. Ou seja, beber água depois da corrida poderia ser uma artimanha para que os competidores (somados aos seus carros) alcançassem o peso mínimo estipulado no regulamento.

Os comissários do DTM, no entanto, constataram que os dois pilotos estavam bem acima do peso mínimo, então a água tomada não faria nenhuma diferença.

Assim, a dupla acabou multada, mas manteve o resultado alcançado na pista. Di Resta foi o quarto na linha de chegada, enquanto Juncadella, o 12º.

Mas a situação poderia ter sido bem pior para eles. Em 2013, Mattias Ekstrom foi desclassificado da etapa de Norisring, da qual havia sido o vencedor, porque antes da pesagem seu pai colocara em seu bolso uma garrafa de água.

Na época, a Audi chegou a recorrer à DMSB (a federação alemã de automobilismo, equivalente à CBA no Brasil), mas a punição foi mantida.

Entretanto, a DMSB reconheceu que a garrafa de água não deu nenhuma vantagem para Ekstrom durante a corrida. Assim, apesar de o sueco ter sido penalizado, determinaram que nenhum piloto iria herdar a vitória – uma forma de evitar que a Mercedes, rival da Audi no campeonato, fosse beneficiada, pois um de seus pilotos tinha sido o segundo colocado.

Então, a etapa de Norisring do DTM em 2013 foi a última vez na história do campeonato que ninguém venceu.

E o que aprendemos com essa história? Se for beber água, não dirija.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos do DTM em Lausitzring e o que aconteceu nas principais categorias do esporte a motor no último fim de semana.

Anúncios

Um comentário sobre “Punido por beber água

  1. Poxa esta foi uma artimanha dos tempos de minhas corridas nos karts. lembro uma vez que ym co petidor ganhou a corrida porem se mecanico notou que um dos pesos adicionados ao chassi para manter o peso tinha caido. correu ate o box e trouxe diversas garrafas de agua que jogou sobre o piloto como se estivesse comemorando.Passou tranquilo na pessagem com o macacao enxarcado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s