Nova chance nas pistas para um gamer

O que aconteceu com os vencedores do GT Academy depois que a Nissan deixou o programa de lado?

Para quem não lembra, essa era a iniciativa da montadora japonesa para descobrir novos pilotos a partir do game “Gran Turismo”, de PlayStation. De 2008 a 2016, a empresa selecionava os jogadores que marcaram os melhores tempos no game, os levava para a pista e selecionava alguns para integrar seu time de fábrica, nos autódromos de verdade.

Mais de 20 gamers foram recrutados pela Nissan, embora a maioria só tenha disputado uma única corrida por ela. Hoje, apenas Lucas Ordoñez (o primeiro vencedor do programa), Jann Mardenborough e Ricardo Sanchez continuam com apoio da montadora.

Mas um dos casos mais curiosos é o de Florian Strauss, um dos ganhadores do GT Academy de 2013, quando tinha 28 anos de idade.

Dois anos depois, em 2015, ele triunfou nas 12 Horas de Bathurst, uma das provas de carro GT mais importantes do mundo, quando tinha sido chamado de última hora para participar da corrida. Foi, sem dúvidas, uma das maiores vitórias de um piloto vindo do GT Academy até hoje.

Na época, ele tinha guiado ao lado de Wolfgang Reip, também oriundo dos games e que depois se transferiu para a Bentley, e de Katsumasa Chiyo, que fez carreira de forma tradicional, no kartismo.

Só que no mesmo ano de 2015, Darren Cox, o responsável por criar o GT Academy, deixou a Nissan. Por ser o chefe da montadora no automobilismo, ele foi apontado como um dos responsáveis pelo fracasso na divisão LMP1 do WEC, na qual a fabricante disputou só as 24 Horas de Le Mans com um equipamento que era mais lento até que alguns LMP2.

Sem Cox, que hoje tem uma empresa na área das competições de games (esports) e que até fez uma parceria com a McLaren no fim do ano passado, o GT Academy foi deixado de lado a partir de 2016, com diversos pilotos sendo demitidos.

Strauss, por exemplo, retornou a Bathurst em 2016 – quando foi segundo colocado – e em 2017 porque tinha acordos com a Nissan só para essas provas.

Por causa da sua experiência, também disputou algumas etapas do VLN, o campeonato alemão de endurance, mas sem apoio direto da Nissan.

E depois de ter competido apenas em duas corridas no ano passado e  em sete em 2016, ele está de volta. Para 2018, fechou acordo com a equipe KCMG, de Hong Kong, para participar da versão asiática da Blancpain Series, a bordo da nova geração do Nissan GT3, ao lado do italiano Edoardo Liberati.

No último fim de semana, a dupla estava brigando pela vitória, na Tailândia, quando Strauss foi punido por não respeitar os limites da pista. Ainda assim, a parceria terminou na terceira colocação, obtendo o primeiro pódio na temporada.

Um dos problemas do GT Academy, mesmo no auge do programa, era a dificuldade de renovação dos competidores. É que depois de alguns anos eram praticamente os mesmos gamers tentando de novo e de novo serem selecionados. Ou seja, na hora que eram levados para a pista não tinham o mesmo desempenho dos ganhadores do ano anterior. Ao mesmo tempo, todos os anos o kartismo consegue abastecer os autódromos do mundo todo com dezenas de novos competidores.

Mas para cada nome vindo do mundo virtual que não deu certo, a Nissan conseguiu contratar Ordoñez e Mardenborough, que até hoje continuam com a montadora.

Então é bom ver que outros vindos do programa, como Strauss, também tenham conseguido manter a carreira no automobilismo. Na época da vitória em Bathurst, ele já era apontado como um dos mais talentosos, embora também tivesse mais idade que os outros ganhadores. Agora está recebendo uma merecida nova chance de mostrar o que pode fazer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s