Felipe Massa na Formula E

Último brasileiro a ter disputado um GP da F1, Felipe Massa anunciou nesta terça-feira, dia 15, que assinou com a equipe Venturi, da Formula E, pelas próximas três temporadas.

Assim, após duas aposentadorias, ele se junta a Lucas Di Grassi e a Nelsinho Piquet, compatriotas que também deixaram a principal categoria do automobilismo mundial para se dedicar ao campeonato de carros elétricos.

Há uma teoria, apontada pelo jornalista Renan do Couto, de que é preciso dividir a passagem de Massa pela F1 entre antes e depois da proibição do reabastecimento, em 2010.

Na época em que as paradas também serviam para encher o tanque, o brasileiro conquistou suas 11 vitórias, obteve 15 (de suas 16) poles e 28 (dos 41) pódios. Também foi campeão do mundo por 28 segundos, até Lewis Hamilton ultrapassar Timo Glock, na subida da Junção, debaixo de muita chuva, em Interlagos.

Depois, Massa nunca mais lutou pelo título mundial e deixou a Ferrari para andar pela Williams.

A justificativa é que, com o reabastecimento, os pilotos andavam mais tempo no limite (“flat out”), e o comportamento do carro era muito parecido do começo ao fim da corrida. A partir do momento em que a prática foi proibida, os competidores passaram a largar com tanque cheio, carro pesado e pneus novos, mas terminando o GP com o tanque vazio, muito mais leves e com a borracha bem mais desgastada.

Nessa teoria, Massa é um piloto que se destacou quando podia acelerar sem precisar se preocupar com poupar combustível ou cuidar bem dos pneus, por isso, desde 2010, com o reabastecimento proibido, deixou de figurar entre os principais nomes da F1.

Ainda assim, o brasileiro continuava bastante rápido em uma só volta rápida. Tanto que, desde 2014, apenas ele e Daniel Ricciardo largaram da pole sem pilotar por Mercedes ou Ferrari na F1.

No entanto, quem não concorda com essa teoria afirma que a chegada de Fernando Alonso na Ferrari – com o espanhol tendo a prioridade por ser o primeiro piloto – e o acidente no GP da Hungria de 2009 – quando perdeu a segunda metade da temporada aós levar uma mola no capacete – também interferiram na queda de desempenho do brasileiro.

E por que estou dizendo isso? É que na Formula E Massa não vai ter essa preocupação. Com bateria carregada ou no fim, o peso do equipamento é praticamente o mesmo (apesar dos 900 kg do novo carro da Formula E serem maiores que os 740 kg de um F1), então o comportamento do equipamento do começo ao fim da prova será parecido.

Também é uma vantagem para o brasileiro estrear junto com o novo carro da Formula E. Com ele, a próxima temporada – que se inicia no segundo semestre de 2018 – não terá mais o pit-stop para troca de equipamento, e as provas serão menores. Ou seja, também diminui a necessidade de economizar bateria, podendo andar de pé embaixo – característica de Massa – por mais tempo.

Fora que a chegada do novo carro faz pilotos e equipes começarem praticamente do zero, diminuindo a desvantagem de estreantes.

Por fim, lembrando que a Venturi, que tem o ator Leonardo DiCaprio como um dos sócios, não é a equipe oficial da Mercedes na categoria.

Neste ano, o time monegasco – cuja sede fica a menos de 1 km do apartamento de Massa em Mônaco – tem uma parceria com a montadora alemã. Mas na próxima temporada a HWA, que inscreve carros da Mercedes no DTM, vai estrear na Formula E para preparar o terreno para a chegada da fabricante a partir do segundo semestre de 2019.

E a HWA vai usar o motor criado pela Venturi na temporada que vem, mantendo a boa relação entre os dois times.

Você pode clicar aqui para ver como está o grid da próxima temporada da Formula E até agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s