Muita polêmica e vitórias de Igor Fraga na F4 Mexicana em Yucatán

Muita polêmica tomou conta da etapa de Yucatán, da F4 Mexicana, disputada no último fim de semana e que teve mais duas vitórias do brasileiro Igor Fraga, da Prop Car.

Os problemas começaram na última semana, quando a equipe Momo F4, pela qual Alexandra Mohnhaupt se tornou a primeira mulher a vencer em uma F4 no planeta, anunciou que não ia mais disputar a categoria nesta temporada.

Em uma postagem nas redes sociais, o time disse que não podia concordar com a organização do campeonato permitir a participação de um piloto com “antecedentes irregulares”. A esquadra também afirmou que Mohnhaupt já não ia correr em Yucatán, porque ainda se recupera de um acidente sofrido em Spa-Francorchamps, durante a pré-temporada da F3 Inglesa.

A Momo não citou quem seria o piloto nem quais seriam seus “antecedentes irregulares”, mas no site oficial da F4 Mexicana há um texto chamado “a resposta da FIA para a OMDAI [a CBA do México] sobre o assunto antidoping”.

No texto, a FIA explica que o piloto Moisés de la Vara, líder do campeonato e principal adversário de Mohnhaupt na luta pelo título, foi banido de correr na Indy e em suas categorias de acesso por um ano, mas o mesmo não se aplica à FIA e aos seus campeonatos. Ou seja, ele estava livre para correr na F4 Mexicana, sancionada pela FIA, não pela Indy.

De fato, De la Vara não participou da rodada de abertura das categorias de acesso da Indy, em São Petersburgo.

A Momo tinha uma interpretação diferente e considerava que ele também não deveria correr na F4. Descontente com a organização do campeonato, o time nem viajou para Yuacatán.

E quem se deu mal nessa foi Iñigo León, companheiro de Mohnhaupt no time, que ficou sem um carro para continuar no campeonato. De última hora, ele acabou sendo inscrito pela Prop Car.

Só que a Momo não foi a única ausência em Yucatán. Santiago Lozano e Mariano Martinez também não correram. Ou seja, o grid teve apenas cinco competidores.

E Igor Fraga sobrou. Alheio à polêmica, ele conquistou duas poles, duas vitórias e um segundo lugar na corrida com o grid invertido, descontando, assim, 13 pontos para De La Vara, que venceu a outra prova da rodada tripla. Na tabela, a diferença entre eles é de 46 pontos, para o mexicano.

O problema para o brasileiro é que a próxima etapa, em San Luís Potosí, está marcada para os dias 12 e 13 de maio, sendo que a USF2000, o outro campeonato que Fraga disputa, estará em Indianápolis nos dias 11 e 12.

Fraga, que chegou à quinta vitória nas últimas sete provas e em sete triunfos na temporada, já havia perdido a etapa de Toluca realizada no fim de novembro. É que ela caiu no mesmo dia do GP de Abu Dhabi da F1, onde também houve a final mundial do game F1, da qual o brasileiro participou.

Depois de San Luís Potosí vai restar apenas a rodada em Hermanos Rodríguez, onde Fraga já conquistou duas vitórias nesta temporada.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F4 Mexicana em Yucatán.

E aqui para ver o que aconteceu nas principais categorias do automobilismo mundial no último fim de semana.

3 comentários sobre “Muita polêmica e vitórias de Igor Fraga na F4 Mexicana em Yucatán

  1. Pingback: Indy Pro 2000: Exclusive Autosport e DEForce Racing definem seus pilotos - Indy Center Brasil
  2. Tenso hein, acho que foi em Mid-Ohio essa treta do de la Vara, até anularam os resultados dele nas duas provas e talz.

    O que será que vai virar das provas finais da F4 Nacam? qual a diferença da F4 panam para a F4 Nacam?

    Curtir

    1. Acho que nas etapas finais a categoria vai trabalhar para chegar no número mínimo de pilotos (normalmente uns seis).

      A F4 Nacam segue o regulamento da FIA para as F4 e dá pontos na superlicença para os primeiros colocados

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s