Vitória de Ayrton Senna no Reino Unido

Para todos aqueles que estavam com saudades de acordar cedo naquelas manhãs de domingo, o último fim de semana foi bastante especial.

É que Ayrton Senna venceram no Reino Unido.

Ops, perdoe meu erro de português. O certo é Ayrton e Senna venceram no Reino Unido. Sim, são dois pilotos diferentes.

Esse fato curioso aconteceu neste domingo, na abertura da temporada 2018 do BTCC, o principal campeonato britânico de carros de turismo, em Brands Hatch.

Na segunda corrida da etapa, o piloto Senna Proctor, da equipe oficial da Vauxhall, teria deixado seu xará tricampeão da F1 bastante orgulhoso. É que ele largou da 27ª posição do grid para conquistar sua primeira vitória na categoria.

O triunfo só foi possível porque a prova do BTCC começou com pista molhada e que foi secando. Ou seja, competidores como Proctor, que optaram por largar com pneus para asfalto seco, acabaram levando vantagem.

O momento decisivo veio ainda nas primeiras voltas, quando o safety-car foi acionado após o acidente de Stephen Jelley. Como o carro de segurança reagrupou o pelotão, quem tinha escolhido compostos para chuva perdeu a vantagem que tinha aberto quando o asfalto ainda estava ensopado.

Melhor para Proctor, que conseguiu fazer dezenas de ultrapassagens, incluindo em Aiden Moffat, da Mercedes, que liderava. Além do vencedor, Jake Hill, que havia partido da 25ª colocação, e Ollie Jackson foram beneficiados pela escolha dos pneus.

Senna Proctor

Minutos depois que a prova do BTCC acabou, os carros da F4 Inglesa entraram na pista.

E a primeira colocação ficou com Ayrton Simmons, britânico e de origem espanhola.

Na prova da categoria de acesso, ele largou na pole, mas foi ultrapassado por Kiern Jewiss. Um erro do jovem piloto da Double R, no entanto, devolveu a ponta a Simmons.

Depois que o safety-car foi acionado por causa de um acidente no meio do pelotão, o líder precisou se defender de Dennis Hauger, do Red Bull Junior Team. Só que o norueguês calculou mal a relargada e foi parar fora da pista.

Com os principais rivais fora de combate, Simmons cruzou a linha de chegada na frente. Assim, em menos de uma hora, quem esteve em Brands Hatch viu uma vitória de um piloto chamado Ayrton e de outro chamado Senna.

Ainda sobre Simmons, nas três corridas da F4 Inglesa, ele conquistou duas vitórias e um segundo lugar, se mostrando um forte concorrente pelo título. Seu principal triunfo é a experiência, afinal está em seu terceiro ano na categoria, enquanto Hauger, Seb Priaulx (que ganhou a outra prova da F4), Jewiss e Jack Doohan são estreantes.

O curioso é que os dois britânicos ganhadores nasceram após a morte de Ayrton Senna, então não viram o xará na pista. Para quem não se lembra, o acidente fatal do ídolo brasileiro foi em 1º de maio de 1994. Senna Proctor é de 12 de agosto de 1998, enquanto Ayrton Simmons nasceu em 29 de abril de 2001. Para eles, só YouTube para saber o que eram aquelas manhãs de domingo.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos do BTCC e da F4 Inglesa, assim como das principais categorias do esporte a motor neste fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s