Anotações da Corrida de Duplas da Stock Car

No último fim de semana, estive em Interlagos para cobrir a Corrida de Duplas, etapa que abriu a temporada 2018 da Stock Car. Veja abaixo o que descobri no paddock:

*** A primeira anotação no meu bloquinho é sobre Matheus Leist. Perguntei para Felipe Giaffone o que seria uma boa temporada de Leist em sua estreia na Indy. Giaffone respondeu conquistar o prêmio de novato do ano, que tem grande importância para os americanos. O comentarista da Band também espera que a Foyt ande melhor em ovais do que em circuitos mistos nesta temporada.

*** Também fiz uma curiosa anotação no bloquinho sobre bicicletas. É que a maior parte dos pilotos da Stock Car tem motos para andar pelo paddock, mas os da Prati (como Antonio Pizzonia) e da Blau (Allam Khodair e Cesar Ramos) usavam uma bicicleta.

*** Daniel Serra disse que está próximo de fechar para disputar as 24 Horas de Le Mans deste ano, mas não quis falar com qual equipe nem em qual divisão competirá. Não seria surpresa se o acordo for com um time da LMP2 por ele ter sido piloto de testes da Dunlop. Neste ano, todos os carros da GTE vão usar pneus Michelin, enquanto há protótipos com compostos da Dunlop.

*** Serra também afirmou que pode aparecer em corridas do IGTC, como as 24 Horas de Spa-Francorchamps. As 8 Horas de Laguna Seca também podem entrar no pacote.

*** Outro brasileiro que pode andar em Le Mans é Felipe Nasr. No fim do ano passado, ele testou pela equipe Cetilar Villorba Corse, que está garantida na prova de 24 Horas deste ano.

*** Depois de Le Mans, mas sem sair da França, fiz uma anotação sobre Caio Collet, que tem recebido elogios de vários ex-F1 e é apontado como piloto brasileiro com mais chances de chegar à principal categoria do automobilismo mundial em alguns anos. Ele vai correr na F4 Francesa em 2018.

*** Ainda sobre a F4, Rubens Barrichello disse que seu filho mais velho, Eduardo, está confirmado na F4 USA neste ano depois de ter feito carreira no kartismo. O campeonato tem seis etapas e começa no fim de abril.

*** Por aqui, o anúncio da nova temporada da F3 Brasil deve vir até a próxima semana. Segundo a CBA, só falta assinar o contrato. A categoria mais uma vez fará a preliminar de um dos principais campeonatos do país. No ano passado, foi da Porsche.

*** Falando sobre calendário, a Vicar não espera que os fins de semana de Stock Car voltem a ter quatro ou cinco categorias juntas. Há alguns anos, além do campeonato principal, andavam Brasileiro de Turismo, Brasileiro de Marcas, F3 Brasil e Mercedes Challenge.

*** Isso significa que, se for criada uma nova categoria, deve correr em fins de semanas diferentes da Stock.

*** Marcel Della Coletta, considerado um dos principais nomes do kartismo nacional nos últimos anos, confirmou que vai disputar a temporada completa tanto da Porsche (para a qual ganhou bolsa) quanto da Stock Light. Ele participou de quatro etapas da F3 Brasil no ano passado, mas desistiu da categoria – e dos monopostos – pelos grids pequenos.

*** Outro que seguiu caminho parecido há alguns anos foi Guilherme Salas, que assinou um contato de mais de uma temporada com a Hot Car, para quem terminou no top-10 na Corrida de Duplas. Ele tinha como objetivo, depois dos monopostos, andar nas categorias do Road to Indy, mas ficou no Brasil, participou de campeonatos menores de turismo e se firmou na Stock Car.

*** Em celebração pelo Dia da Mulher, as que trabalham na Stock Car se reuniram para tirar uma foto na quinta-feira, lideradas por Bia Figueiredo e sua engenheira, Rachel Loh. O grupo ainda contava com assessoras de imprensa, fotógrafas, bombeiras e outras profissionais. Em Interlagos, havia lambe-lambe com a frase “lugar da mulher é onde ela quiser”.

*** Diferentemente da F1, a Stock Car não acabou com as grid girls. Praticamente todos os grandes patrocinadores da categoria contrataram promotoras.

*** Dois anúncios oficiais marcaram o fim de semana da Stock Car. O primeiro é a confirmação de Curitiba como segunda etapa, no dia 8 de abril. De acordo com Felipe Fraga, a demora para a definição do local da corrida  não atrapalha tanto as equipes, já que fazer o acerto do carro para cada circuito é rápido e leva por volta de uma hora. Por questões de planejamentos das equipes, foi importante a Vicar ter informado com antecedência quais seriam os fins de semana com corridas, faltando só definir a praça.

*** O segundo anúncio foi a Pirelli ter desenvolvido o cobertor de pneus para a categoria. O equipamento opera a 90ºC e leva até duas horas para deixar a borracha na temperatura máxima. A expectativa, no entanto, era de um anúncio sobre diferentes compostos para a Stock Car, similar ao que acontece na F1. A fabricante desconversou.

*** Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da Corrida de Duplas, assim como o que aconteceu nas principais categorias do automobilismo mundial no último fim de semana.

Foto de Fernanda Freixosa/Vicar/Divulgação

3 comentários sobre “Anotações da Corrida de Duplas da Stock Car

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s