A primeira vitória de Caio Collet no automobilismo

Demorou apenas seis corridas para que Caio Collet conquistasse sua primeira vitória nos monopostos.

Foi neste sábado, dia 3, em Abu Dhabi, na quarta etapa da F4 dos Emirados Árabes Unidos – a segunda de que o brasileiro participou.

Collet, que está usando o certame para se acostumar à F4 – ele vai disputar a Francesa no resto do ano -, marcou duas poles do fim de semana.

Na primeira prova, porém, não conseguiu converter a posição de honra em vitória e acabou superado pelo belga Charlie Weerts, líder do campeonato, ainda na primeira volta.

O triunfo veio na terceira bateria do fim de semana. Saindo mais uma vez da primeira posição, Collet manteve a ponta durante toda as voltas, mesmo quando o safety-car – acionado pelo acidente entre Weerts e David Schumacher, filho de Ralf – acabou com sua vantagem.

Nas demais corridas, com a regra do grid invertido valendo, Collet fechou ambas em segundo, atrás apenas de Schumacher. Em uma delas, o brasileiro estava brigando pela ponta com Lucas Petersson, seu companheiro de equipe, quando perdeu tempo e permitiu que o filho de Ralf tomasse dos dois a primeira colocação.

Ao todo, Collet acumulou uma vitória, três segundos lugares e duas poles em Yas Marina. Na estreia na F4, na última semana em Dubai, o brasileiro já havia ido ao pódio duas vezes em três corridas. Mas naquela ocasião, além do próprio bom desempenho, foi beneficiado por problemas de outros pilotos – como outro acidente entre Weerts e Schumacher – para garantir o top-3.

Apesar de a F4 UAE já estar em seu segundo ano, é um pouco complicado avaliar os resultados dos seus pilotos. É que muitas equipes dos Emirados Árabes correm com apoio de times da Europa. Daí, quem tem uma estrutura mais rica e experiente por trás já sai em vantagem.

Entre as parcerias, a Motopark inscreve os carros da Dragon (que não tem a ver com o time homônimo da Formula E) e a US, cujo um dos donos é Ralf Schumacher, apoia a Raisgara, para quem seu filho corre.

Por isso, melhor recorrer à máxima de comparar com o companheiro de equipe para saber onde um piloto está.

É nesse critério Collet tem se saído muito bem, mesmo dividindo o teto da equipe Energy com Sami Taoufik, badalado piloto do Marrocos que também está fazendo a transição do kartismo para os monopostos.

Taoufik, que ainda não anunciou onde vai correr no resto do ano, é o atual campeão do Europeu de kart na divisão OK, quando teve o bom equipamento da equipe Ricky Flynn à disposição.

Mas nos carros ele vem tendo um começo devagar. Em sete provas até agora, acumula apenas um pódio, justamente na dobradinha da Energy no triunfo de Collet. Ele também estava no top-3 na segunda bateria de Abu Dhabi quando abandonou com um problema mecânico.

Ou seja, ao menos na comparação interna da Energy dá para ver que o piloto brasileiro vem tendo um começo bem positivo nos monopostos.

A próxima etapa da F4 UAE acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, mais uma vez no circuito de Yas Marina.

E você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F4 UAE neste fim de semana, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s