Qual é o principal campeonato do automobilismo da Austrália?
Há uma boa chance de você ter pensado na F4 Australiana V8 Supercars, certo?
Se for esse o caso, você está um pouco atrasado. Desde 2016, o campeonato passou a se chamar só Supercars (ou Virgin Australia Supercars Championship).
É que naquele ano a organização do certame anunciou que as montadoras não precisariam mais equipar seus modelos com motor V8 – que praticamente desapareceram da indústria automotiva, dando lugar a peças mais econômicas – nem precisariam construir carros sedans.
Até o ano passado, a mudança ainda era cosmética. O categoria tinha trocado de nome, mas tudo ainda era muito parecido com a V8.
Na última semana, porém, a Holden apresentou o ZB Commodore, modelo que estreia neste ano. Trata-se de um hatchback com motor V6, praticamente enterrando os anos de equipamento V8.
Estiveram no lançamento do ZB os dois últimos campeões da categoria: Shane van Gisbergen e Jamie Whincup, ambos da equipe Red Bull.
Mas, apesar da cerimônia e de o carro ser bonito, a Holden – nem a equipe Red Bull – é favorita neste ano. O time a ser batido é a DJR Penske.
No ano passado, Scott McLaughlin, da Penske, chegou à última corrida do ano precisando só de um 11º lugar para ficar com o título. É verdade que ele assumiu a liderança no começo da decisão em Newcastle, mas a corrida logo se tornou um pesadelo.
O neozelandês foi punido por excesso de velocidade nos pits, depois penalizado de novo por bater em Simona de Silvestro enquanto fazia uma corrida de recuperação, ainda teve a traseira de seu carro destruída em um acidente do qual não teve culpa e, quando finalmente escalou todo o pelotão até o 11º lugar, foi punido por espremer Craig Lowndes no muro na penúltima volta, perdendo o título.
Como a Penske terá continuidade no trabalho iniciado no ano passado e a Holden estreando um novo carro, talvez apenas uma temporada tão caótica quanto a última corrida do ano passado para tirar a taça de McLaughlin.
A temporada 2018 da Supercars começa dia 3 de março em Adelaide.
É…ate a Austrália se rendeu aos ecochatos. Quando isso acontecer com a Nascar, aí é game over total.
CurtirCurtir