Filho de Ralf Schumacher, David não foi o único dos pilotos que estão fazendo a transição do kartismo para os monopostos a se destacar neste fim de semana.

Enquanto o alemão obteve uma pole e quatro pódios pela F4 em Abu Dhabi, Clement Novalak foi além. O piloto de 17 anos venceu uma das baterias da rodada tripla da Toyota Racing Series, em Teretonga.

E foram as largadas que marcaram o desempenho do britânico no fim de semana.

Partindo da pole na primeira corrida, Novalak não tracionou bem, sendo engolido pelos novos líderes. Na bandeirada, foi o quarto.

Na segunda bateria, o desfecho foi ainda pior. O piloto quase deu uma de Valtteri Bottas no GP da Áustria do ano passado, mas queimou a largada. Cruzou a linha de chegada em segundo, atrás apenas de Juan Manuel Correa, mas, punido em cinco segundos, desabou para o quinto posto.

A volta por cima veio na terceira e última bateria. Saindo do segundo posto – atrás apenas de Marcus Armstrong, seu companheiro de equipe na época do kart -, tracionou melhor e assumiu a ponta na primeira curva para não perder mais. A partir daí, foi só controlar a liderança e conquistar sua primeira vitória nos monopostos – em sua sexta corrida.

A TRS costuma ser um campeonato bem complicado para quem está deixando o kartsimo, mas Novalak não vem tendo problemas nessa transição. É claro que o grid de apenas 13 carros o ajuda a se destacar, mas a vitória em Teretonga veio em um fim de semana com direito a pole e sem ajuda de grid invertido.

Com o bom desempenho neste primeiro campeonato do ano, ele se coloca entre aqueles pilotos para ficarmos de olho no restante da temporada, ainda mais em um 2018 com uma geração fortíssima deixando os karts para correr nos monopostos.

Novalak surgiu no kartismo ao ser vice-campeão Mundial da divisão KF Junior, em 2015, mesmo ano em que havia sido o vencedor da Super Master Series, principal campeonato da WSK. Em 2017, já na divisão OK (que equivale à nossa Graduados), voltou a triunfar na Super Master Series.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos de Novalak e de David Schumacher neste fim de semana, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial.