11 meses de atraso para a Renault

Uma das minhas frases preferidas é “de onde menos se espera é que não sai nada mesmo”, atribuída ao Barão de Itararé e que consegue resumir muito bem a temporada 2017 de Jolyon Palmer na Renault.

Como companheiro de Nico Hulkenberg neste ano, o britânico disputou 16 corridas, marcou oito pontos (contra 34 do alemão) e não o superou em nenhuma das classificações aos sábados.

Portanto, não foi uma surpresa quando o próprio Palmer anunciou, antes do GP do Japão, que estava fazendo sua última corrida pela equipe francesa e que será substituído por Carlos Sainz a partir do GP dos EUA. O maior mistério seja, talvez, por que a Renault esperou até o começo de outubro para trocá-lo por outro piloto e não o fez no fim do ano passado.

A resposta é que antes não tinha ninguém disponível. No ano passado, a equpe negociou com Esteban Ocon, Stoffel Vandoorne, Sergio Pérez e com o próprio Sainz, mas não conseguiu acordo com nenhum deles (todos já tinham contratos com outros times).

Só Hulkenberg havia aceitado deixar a Force India para liderar a montadora francesa.

Sem outra opção, não parecia uma ideia ruim manter Palmer no segundo carro, afinal ele iria para o segundo ano na categoria e, de quebra, levava alguns patrocinadores.

Fora que, se no ano passado Palmer e Kevin Magnussen, o outro piloto da Renault, eram conhecidos por se envolver em diversos acidentes, com um ano de experiência, a expectativa era que as batidas diminuíssem.

O que não aconteceu.

Palmer se envolveu em diversos acidentes neste ano, sendo dois só no GP da Malásia, no fim de setembro, o que esgotou a paciência da Renault.

Para o azar do britânico, McLaren, Renault, Honda e Toro Rosso se envolveram em um troca-troca de motores e pilotos, com Sainz ficando livre da Toro Rosso e indo para a Renault em 2018. Aí foi só questão de conseguir a liberação do espanhol mais cedo. E, como resultado, com 11 meses de atraso Palmer deixou a F1.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s