Os números de Kvyat na Toro Rosso

Olhando a frieza dos números, não é surpresa que a Toro Rosso tenha decidido trocar Daniil Kvyat por Pierre Gasly a partir do GP da Malásia.

É que o russo tem um dos piores desempenhos da história da equipe italiana. Desde que foi rebaixado da Red Bull, após quatro provas na temporada passada, somou apenas oito pontos.

Nesse ano, ele marcou quatro, enquanto Carlos Sainz, seu companheiro de equipe, já tem 48.

Também pesa contra Kvyat ele ter ficado conhecido como “Torpedo” por atingir outros carros com suas largadas inconsequentes.

Nessa, sobrou até para Sainz, com os dois carros da Toro Rosso se enroscando no Azerbaijão e em Silverstone, sempre por causa do russo.

Avaliando todos os pilotos que já passaram pela equipe, apenas Scott Speed teve um desempenho pior. O americano não marcou nenhum ponto pelo time italiano. E, levando em conta a pontuação corrigida para o sistema atual, teria obtido apenas quatro, o equivalente a 0,214 por corrida. Kvyat, com 16 em 50 provas, tem 0,32 de média.

Outra estatística que pesa contra o russo é que em suas 50 corridas pelo time B da Red Bull, a melhor posição de largada foi um nono lugar, superando apenas que Speed (12º) e Vitantonio Liuzzi (11º).

Por outro lado, com o quarto lugar no GP de Cingapura, Carlos Sainz se tornou o piloto que mais pontos somou na história da Toro Rosso, com 112.

O recorde anterior era de Sebastian Vettel, com 105, embora para chegar nesse número seja preciso corrigir os 40 pontos somados pelo alemão em 2008, quando o antigo sistema 10-8-6-5-4-3-2-1 estava em vigor.

Oficialmente, Vettel marcou apenas 40, sendo que disputou só 25 corridas pelo time, menos da metade que os 54 GPs de Sainz até agora.

Um comentário sobre “Os números de Kvyat na Toro Rosso

  1. His best starting position was an amazing 5th in Sochi.

    I think Kvyat was an amazing driver… But now will be near impossible to recover him.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s