The game is over

Uma das maiores regras do esporte é nunca cantar vitória antes da hora. Mas não dá para negar que Lando Norris deu um passo enorme para conquistar o título da F3 Euro, de 2017, na etapa de Nurburgring, disputada neste fim de semana.

Com duas vitórias e um segundo lugar, o piloto da Carlin chegou aos 381 pontos na tabela e abriu 73 para Maximilian Gunter, o segundo colocado que corre pela Prema, equipe campeã nas últimas seis temporadas.

Com 150 pontos em jogo nas duas últimas etapas que restam, apenas um desastre pode tirar o título das mãos de Norris.

Ou então um fim de semana fora do comum. Incomum, aliás, foi a etapa de Nurburgring, cujos treinos classificatórios foram disputados debaixo de muita chuva. E, na pista molhada, Norris nadou de braçada (perdão pelo trocadilho).

O piloto da Carlin marcou a pole para a primeira bateria, com 0s9 de vantagem para Callum Ilott, e a venceu abrindo cerca de 1s por volta para os adversários. Enquanto isso, Gunther e Joel Eriksson, terceiro na tabela, se classificaram apenas no meio do grid e não conseguiram fazer boas corridas de recuperação.

Ao longo das três provas na Alemanha, Gunter somou seis pontos, e Eriksson, sete. Norris levou 68 para casa.

O desempenho do britânico tem sido dominante desde a etapa de Norisring, no começo de julho.

Desde então, a equipe Carlin venceu nove das 12 corridas disputadas, sendo sete triunfos do líder do campeonato. Nesse tempo, foram 223 pontos somados por Norris, diante de 130 de Gunter e 82 de Eriksson.

O jovem piloto britânico ainda contou com a mudança do regulamento da F3 para ir bem. Nesse ano, a categoria proibiu o túnel de vento e que as equipes levassem carros de outras categorias para treinar em pistas que recebem etapas do campeonato.

Essa era uma tática da Prema para desenvolver o equipamento. O time italiano costumava testar com o equipamento da antiga Fórmula Master (categoria italiana disputada de 2005 a 2009), mas cheio de componentes de F3. Assim, ela saía na frente das adversárias na hora de fazer os ajustes.

Como a F3 ganhou um novo pacote aerodinâmico neste ano, as equipes basicamente voltaram à estaca zero em termos de acertos, por isso os testes extra seriam muito importantes.

Para piorar a situação da Prema, pela primeira vez o time não teve grandes investimentos da família de Lance Stroll, uma vez que o piloto canadense foi para a F1. E a Carlin conta com o dinheiro do pai de Norris, que também está entre os homens mais ricos do mundo.

Na Áustria, etapa que será disputada daqui a 15 dias, se Norris abrir mais dois pontos na tabela, ele será o campeão.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F3 Euro em Nurburgring, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s