A primeira vitória de um brasileiro na F4 Alemã

Felipe Drugovich conquistou neste domingo, dia 21, a primeira vitória de um brasileiro na F4 Alemã. Foi na terceira prova – a com grid invertido – da etapa de Lausitzring.

O piloto da Van Amersfoort havia largado em quinto, mas já era o terceiro após as primeiras curvas. Depois, ultrapassou os companheiros de equipe Frederik Vesti e Louis Gachot (filho do ex-F1 Bertrand Gachot) para cruzar a linha de chegada na frente.

Não é uma surpresa essa ser a primeira vitória de um piloto do país na F4 da Alemanha (incluindo na conta os anos em que o campeonato foi chamado de Adac Masters). É que poucos brasileiros já competiram nela. Antes de Drugovich, só Mauro Auricchio havia disputado a temporada completa. Giuliano Raucci, em 2015, e Pedro Bianchini, em 2009, estiveram em uma rodada cada.

Para Drugovich, o resultado também serviu para se recuperar no campeonato. Dos adversários diretos na luta pelo título, Juri Vips, líder na tabela, abandonou a corrida logo na primeira volta, enquanto Fabio Scherer, Juan Manuel Corrêa, Lirim Zendeli, Marcus Armstrong, Jonathan Aberdein e Kami Laliberté não pontuaram. E Nicklas Nielsen foi só o décimo depois de ter ficado de fora da zona de pontos nas duas primeiras baterias do fim de semana.

Assim, nenhum piloto vem tendo um começo de 2017 dominante nem disparou na briga pelo título, o que é bom para o brasileiro.

Drugovich também já teve sua cota de problemas na temporada. Na corrida de abertura, em Oschersleben, terminou em terceiro depois de largar na pole, mas foi punido e caiu para 21º. Foi obrigado a largar no fim do pelotão na prova com o grid invertido, onde terminou em 12º, fora da zona de pontos.

Em Lausitz, dominou os treinos livres, mas não foi além da oitava posição na classificação, quando foi atrapalhado por uma bandeira vermelha.

Mas, com a vitória, ele subiu para a segunda colocação na tabela, com 69 pontos. Vips, com 72, é o líder.

Os resultados, no entanto, ainda podem mudar, já que os carros da equipe US foram pegos com uma irregularidade após o treino classificatórios e podem ser punidos pela DMSB, órgão equivalente à CBA na Alemanha. Kim-Luis Schramm e Julian Hanses, ambos da US, venceram corridas neste fim de semana.

A próxima etapa da F4 Alemã acontece nos dias 10 e 11 de junho no Red Bull Ring, na Áustria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s