Vitórias para Franzoni em Indianápolis

Victor Franzoni esteve imbatível na etapa da Pro Mazda no circuito misto de Indianápolis, neste fim de semana. O brasileiro largou na pole nas duas baterias, liderou o maior número de voltas em ambas e recebeu a bandeira quadriculada na frente nas duas oportunidades.

Além de ter assumido a liderança do campeonato, com seis pontos de vantagam para o australiano Anthony Martin, Franzoni também encerrou um jejum de quase três anos sem vitórias do Brasil na Pro Mazda.

A última vez que um brasileiro havia triunfado na categoria tinha sido em 2014, quando Nicolas Costa levou o carro da Pelfrey ao primeiro lugar em Mid-Ohio, em agosto daquele ano.

Curiosamente, Costa havia começado a temporada 2014 pela equipe M1, uma das menores daquela temporada e que hoje não está mais na categoria.

Como Pipo Derani deixou a Pelfrey no meio da temporada para se dedicar às corridas de longa duração, o carioca foi chamado para o lugar do compatriota e acabou conquistando uma vitória, além de três segundos lugares.

No fim, acabou como o quinto colocado na tabela. O campeão havia sido Spencer Pigot, hoje na Indy.

Apesar de o título não ter vindo para nenhum dos dois brasileiros, não é absurdo dizer que ambos conseguiram fazer a carreira dar certo longe da F1. Costa se tornou piloto em desenvolvimento da Lamborghini, ano passado venceu uma divisão menor do GT Italiano e hoje compete versão asiática da Lamborghini SuperTrofeo.

Derani já acumula vitórias nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring e, depois de ser piloto de fábrica da Onroak (que constrói os chassi Ligier no endurance), é piloto de fábrica da Ford. Vai competir em Le Mans pela montadora americana ao lado dos britânicos Andy Priaulx e Harry Tincknell.

Agora resta ver se Franzoni, outro que há algum tempo milita nas categorias menores, vai conseguir seguir o caminho dos compatriotas e fazer a carreira dar certo, seja na Indy, seja em outra categoria importante do automobilismo mundial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s