Rodrigo Baptista na Pirelli World Challenge

Todos os anos sempre tem alguns acertos inesperados envolvendo algum piloto brasileiro.

Em 2017, a surpresa parece ter vindo de Rodrigo Baptista, piloto que vai disputar a divisão GTS da Pirelli World Challenge pela equipe Flying Lizard.

Durante muitos anos a Flying Lizard foi a equipe de fábrica da Porsche nos EUA, mas nos últimos anos perdeu o posto para a Core. Sem o dinheiro da montadora, deixou a Imsa e passou a disputar a PWC. Nesse tempo, já inscreveu um Audi e, no ano passado, preparou a McLaren que levou Alvaro Parente ao título da divisão principal.

Por causa da relação com a Porsche, pouco a pouco a Flying Lizard voltou a usar os carros da montadora, mas sempre em campeonatos destinados a amadores dos EUA. É o caso da divisão GTS, que tem modelos equivalentes à divisão GT4. Nela, Baptista vai guiar um Porsche Cayman.

No ano passado, o brasileiro disputou a Blancpain Series, na Europa, tendo até conquistado um pódio, na etapa de Paul Ricard, ao lado de Filipe Albuquerque e Jan Magnussen.

Ainda em 2016, a SRO, empresa que promove a Blancpain Series, comprou parte da Pirelli World Challenge. Mas as principais mudanças ainda estão na divisão GT, a principal categoria, que terá corridas em dupla (no mesmo molde da equivalente europeia). O brasileiro vai correr na GTS, que faz a preliminar.

É uma escolha que pode dar certo, até porque participar de categorias de endurance dos EUA é mais barato que na Europa. Mas também é uma opção de longo prazo – muitas vezes nem o mais fanático por automobilismo americano acompanha corridas da GTS. Daí vai levar um tempo para ver se esse é um passo importante na carreira do brasileiro.

Mas ele está fazendo tudo certo. Escolheu um campeonato que tem crescido e vai competir por uma equipe grande (para os padrões da PWC).

Quanto ao desempenho, é um piloto com experiência europeia, com bom equipamento e contra um grid formado na maior parte por amadores. Dá para esperar que ele brigue por bons resultados tão logo se adapte à categoria.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s