*** Pietro Fittipaldi terminou a última corrida da F-V8 3.5, em Barcelona, na terceira colocação. Foi o único pódio do brasileiro neste ano.

*** A gafe ficou por conta da organização do campeonato, que hasteou a bandeira britânica (da equipe Fortec) não a brasileira no pódio. Pietro reclamou. O título ficou com Tom Dillmann.

*** Entre os pilotos campeões deste fim de semana está Matheus Iorio, vencedor da F3 Brasil. A categoria, que começou o ano com 17 competidores, teve apenas cinco carros nas últimas duas etapas.

*** Para o ano que vem, a categoria passará a ter equalização dos motores, para tentar evitar um novo domínio da Cesário. Se a categoria precisa equalizar agora, alguém pode questionar o domínio de Pedro Piquet nos dois títulos.

*** Iorio afirmou que pode competir na Euroformula Open ou na F3 Inglesa em 2017.

*** Falando na Euroformula Open, a equipe de Teo Martin quase conseguiu a primeira vitória na categoria. Dorian Boccolacci recebeu a bandeira quadriculada na frente na prova 1 de Barcelona, mas acabou punido em cinco segundo por ter tocado em Colton Herta.

*** Ainda sobre o que aconteceu em Barcelona, uma das maiores batidas do fim de semana aconteceu na corrida decisiva do GT Open. Jean Luc Beaubelique perdeu o controle do Mercedes que pilotava e acertou em cheio a McLaren de Duncan Tappy.

*** Outra batida forte foi de Michael Scott, na etapa de Pukekohe da Toyota86. Ele bateu na entrada do pit-lane, e o carro voou por cima do alambrado.

*** A Nascar deve ter uma corrida emocionante em Phoenix, no próximo fim de semana. Afinal, após a prova do Texas, Matt Kenseth, Joey Logano, Kyle Busch e Kevin Harvick disputam apenas duas vagas na decisão de Homestead-Miami.

*** Ainda sobre o Texas, Matt DiBenedetto foi suspenso da corrida por ter sofrido um acidente na etapa da Xfinity e ter suspeita de concussão. Abriu-se uma polêmica sobre os médicos poderem vetar um competidor de correr sem maiores evidências.

*** Concussões tem sido um ponto de discussão na Nascar neste ano, depois que Dale Earnhardt Jr ficou fora da segunda metade da temporada por ter sintomas de uma. Aliás, o piloto da Hendrick foi flagrado pela polícia da Carolina do Norte acima do limite de velocidade.

*** E Tommy Joe Martins usou o Twitter para dar uma resposta sincera sobre ter abandonado a etapa da Truck Series. “Eu sou ruim”, ele disse. “O carro estava saindo muito de traseira, e eu bati.

*** Se você perdeu algum resultado deste fim de semana nas principais categorias do automobilismo mundial, basta clicar aqui.