Sobre as punições no GP do México

Max Verstappen tem se envolvido em diversas polêmicas em seu segundo ano na F1, principalmente pela forma como defende a posição na pista. Mas também dá para dizer que há certo exagero nas críticas feitas a ele.

O GP do México, no qual o holandês terminou em quarto, mostrou que as atitudes que ele tem não são muito diferentes das dos outros pilotos.

Verstappen, por exemplo, havia cruzado a linha de chegada em terceiro, mas acabou punido por ter ido fora da pista para ganhar vantagem na briga com Sebastian Vettel e não ter entregue a posição ao alemão.

Só que a manobra do holandês foi praticamente a mesma de Lewis Hamilton, que cortou a primeira curva logo na largada, mas sem ter sido penalizado.

A FIA argumentou que o piloto da Mercedes tirou o pé na manobra, por isso não foi punido. Porém, sabe-se lá em qual posição  ele teria voltado à pista se tivesse tentado fazer a primeira curva normalmente após errar o ponto da frenagem.

Mais curioso que o lance de Hamilton foi Vettel ter sido punido por desobedecer a nova “regra Verstappen”, ou seja, ter mudado a linha que fazia na frenagem durante a briga com Daniel Ricciardo.

A regra, lembrando, passou a valer depois do duelo entre Vertasppen e Hamilton no GP do Japão. Na época, a Mercedes até quis protestar contra o holandês, mas acabou desencorajada pelo atual campeão do mundo.

Em resumo, o GP do México deixou claro que Verstappen não faz nada de diferente dos outros pilotos. Talvez ele seja alvo de mais reclamações porque é a novidade (e o mais novo) do grid, todo mundo está prestando atenção no que ele está fazendo.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos do GP do México de F1, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no último fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s