A decisão da F4 Italiana acontece só no próximo fim de semana, em Monza, mas o grid da categoria ficará ao menos um carro menor. É que o brasileiro João Vieira mais uma vez não vai correr.

Ele decidiu não participar da última etapa do campeonato para tentar economizar para fazer parte da pré-temporada da F3 Euro, categoria que ele pretende disputar no ano que vem.

O piloto, porém, ainda não tem patrocínio para 2017, então não há nenhuma garantia de que vá conseguir correr de F3. A GP3 é um plano B, mas também acaba esbarrando na falta de dinheiro.

Vieira já havia se ausentado da etapa de Imola, no fim de setembro, porque o carro não ficou pronto após ter sofrido um forte acidente na largada em Vallelunga. O plano era voltar em Monza, mas agora ele está fora mais uma vez.

A falta de dinheiro, aliás, foi uma preocupação constante do representante do Tocantins em 2016. O plano original era disputar a F-Renault Eurocup, mas acabou mudando de ideia justamente pela falta de recursos.

Assim, a equipe Antonelli ofereceu um preço especial para que ele continuasse no time na F4. No entanto, ter sofrido dois fortes acidentes neste ano não ajudaram quem precisava economizar.