Brasileiro campeão, Zanardi vencedor e outras notícias do fim de semana

*** Talvez o grande feito dos últimos dias no automobilismo tenha sido a vitória de Alessandro Zanardi no GT Italiano, na prova que marcou o retorno do piloto ao esporte a motor após ter conquistado três medalhas nos Jogos Paraolímpicos. O italiano havia sido o sexto colocado na primeira bateria de Mugello.

*** É uma pena que muita gente olhou para o ganhador da etapa do GT Italiano, mas se esqueceu do segundo colocado. Foi Jaime Melo, piloto brasileiro que chegou a defender a fábrica da Ferrari em categorias GT, no fim da última década, e está voltando ao esporte após diversos problemas pessoais nos últimos anos.

*** O GT Italiano também teve um brasileiro campeão em 2016. Foi Nicolas Costa. Ele venceu a divisão GT Cup, pilotando uma Lamborghini, com seis triunfos no ano. O carioca foi o primeiro campeão da F-Futuro, categoria criada por Felipe Massa para revelar talentos. Ao menos um deu certo.

*** Na F3 Euro, depois de Sergio Sette Câmara perder a pole nas duas últimas etapas por causa de trocar o motor, em Hockenheimring foi a vez de David Beckmann ser desclassificado da posição de honra do grid por seu carro não passar na inspeção técnica.

*** E Sette Câmara, sem precisar largar do fim do grid, obteve um quinto e um sexto lugares. Ele terminou o ano em 11º, pouco para quem tinha a expectativa de brigar por vitórias e pelo título.

*** Mattias Ekström não participou da etapa decisiva do DTM em Hockenheimring, mas foi por um bom motivo: ele esteve correndo no mundial de Rallycross, onde se tornou o campeão.

*** Ainda em Hockenheimring, um youtuber especializado em pilotar carros de luxo disputou a etapa da Audi TT Cup. Conhecido na web como Shmee150, o britânico Tim Burton (não é cineasta) terminou as corridas em 16º e 17º entre os 20 carros presentes.

*** Richard Verschoor, do programa de pilotos da Red Bull, se tornou o campeão da F4 Espanhola, que contou com grids fraquíssimos ao longo de todo o ano. Ele já havia ganhado a F4 Norte-Europeia.

*** Outro campeão no fim de semana foi o alemão Philip Hamprecht, na F-Masters China.

*** Enzo Fontanella foi o único brasileiro na divisão X30 Junior do mundial dos motores Iame do kartismo. No campeonato que já foi conquistado por Sergio Sette Câmara, ele terminou em 116º entre os 130 presentes.

*** A organização da Supercars, na Austrália, confirmou a punição de Jamie Whincup por ter causado o acidente entre os líderes na tradicional etapa de Bathust. Assim, a vitória de Will Davison foi mantida.

*** Bruno Bonifacio, que não estreou na ELMS na etapa de Spa-Francorchamps porque um de seus parceiros bateu pouco antes da troca de piloto, também ficará de fora da corrida do Estoril, neste fim de semana. O motivo é a equipe Murphy não ter conseguido consertar o equipamento a tempo.

*** Após ser vendida e revendida, a equipe P1 vai voltar à F3 Inglesa em 2017. Ela competiu no certame até 2005, quando teve Danilo Dirani como piloto. Naquela temporada, com um chassis Lola, o brasileiro venceu as duas primeiras corridas e terminou em sexto. Curiosamente, Dirani foi o campeão da F3 Inglesa neste ano, como coach de Matheus Leist.

*** Se você perdeu algum resultado das principais categorias do automobilismo mundial no último fim de semana, basta clicar aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s