*** É verdade que a vitória só veio porque as Mercedes tiveram problema, mas Daniel Ricciardo terminou quatro das últimas cinco corridas em primeiro ou segundo.

*** Pouco a pouco a McLaren vem melhorando. Com o sétimo lugar no GP da Malásia, Fernando Alonso agora é o décimo colocado na tabela de pontos. Passou Felipe Massa.

*** Jolyon Palmer se tornou o 19º piloto a pontuar em 2016. Apenas Esteban Gutiérrez e a dupla da Sauber, entre quem disputou todas as etapas, ainda não terminaram entre os dez primeiros.

*** E por falar na Renault, Kevin Magnussen sofreu com um incêndio no primeiro treino livre. Como o carro não parava de usar combustível, diversos extintores foram usados, deixando o carro praticamente branco. Veja:

*** Na sexta-feira, a FIA enviou um curioso comunicado às equipes se desculpando por ter pintado a linha de saída dos boxes no lugar errado da pista. Quem assistiu aos primeiros treinos livres, viu que ela estava na reta oposta (onde há um pequeno paddock).

*** Sergio Sette Câmara novamente perdeu a pole conquistada na F3 Euro porque precisou trocar o motor do carro, o que equivale a dez posições a mais no grid. Para piorar, viu o companheiro de Red Bull Junior Team Niko Kari vencer.

*** Agora, o brasileiro é o único piloto do time júnior da Red Bull a não ter vencido neste ano. Kari, Pierre Gasly, Luis Leeds e Richard Verschoor já terminaram na frente. Sette Câmara ainda pode reverter a situação. Ele disputa a última rodada da F3 Euro em Hockenheimring e deve estar presente em Macau.

*** Lando Norris conquistou, na F-Renault NEC, o terceiro título em 2016. Neste ano, contando também Toyota Racing Series, F-Renault Eurocup e F3 Inglesa, ele disputou 53 corridas até agora, venceu 21 e subiu 40 vezes ao pódio.

*** Outros pilotos também foram campeões no fim de semana. Joey Mawson venceu a F4 Alemã, Connor De Philippi e Christopher Mies triunfaram na Adac GT Masters, Max Fewtrell ganhou a F4 Inglesa e Gordon Shedden levou o tri no BTCC.

*** Na F-V8 3.5, os brasileiros tiveram algum destaque em Monza. Vitor Baptista liderou o primeiro treino livre, enquanto Pietro Fittipaldi largou em segundo na primeira bateria. Pietro abandonou a prova, mas terminou em quarto, seu melhor resultado até agora, a segunda corrida.

*** Dois brasileiros disputaram a WSK Final Cup, no kartismo, em Adria. Gabriel Bortoleto foi o 29º na 60 Mini, enquanto Caio Collet terminou em 27º na OKJ.

*** Poucas vezes a Ganassi teve um dia tão ruim como na Nascar em Dover. Kyle Larson teve um pneu furado e depois acabou punido nos boxes, e Jamie McMurray teve o motor estourado. Resultado: os dois estão fora do Chase 2016.

*** Ainda falando da Ganassi, o carro de número 66 teve uma breve pane elétrica durante a parte final da prova e todas as suas luzes ficaram apagadas por alguns instantes. Assustador, levando em conta que era de noite, e os adversários não o enxergariam.

*** Envolvida em uma polêmica na Petit Le Mans, quando o piloto amador completou apenas 37 voltas – o mínimo eram três horas – a equipe Magnus Racing pode deixar a Imsa em 2017. Eles já haviam sido punidos em Lime Rock por o carro não ter passado na inspeção após a prova. Argumentaram que o carro tinha sido danificado em um acidente.

*** A Porsche anunciou os quatro pilotos vindos das categorias de base que disputarão uma bolsa da montadora para 2017: Ralph Boschung (GP3), Mikkel Jensen (F3 Euro), Dennis Marschall (Audi TT Cup) e Thomas Preining (F4 Alemã). Jensen é o favorito.

*** O ETCC, campeonato europeu de carros de turismo, teve o título definido nos critérios de desempate. Kris Richard (Honda) e Petr Fulin (Seat) empataram com 109 pontos, e o primeiro foi o campeão por ter obtido mais segundos lugares na temporada que o rival.

*** E se você perdeu algum resultado das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana, basta clicar aqui.