Lance Stroll x Max Verstappen

Bastou que Lance Stroll assumisse a condição de favorito para substituir Felipe Massa na Williams em 2017 para que começassem as comparações com Max Verstappen.

Afinal, assim como o holandês, o canadense pode pular da F3 Euro direto para a F1 e estrear ainda adolescente na principal categoria do automobilismo mundial. No caso de Stroll, pouco mais de quatro meses após completar 18 anos.

A favor do canadense, ainda pesa ele caminhar rumo ao título da F3 neste ano, enquanto Verstappen foi o terceiro em 2014.

Mas as semelhanças param por aí.

Stroll compete pela poderosa Prema, que ficou ainda mais forte depois que o pai do piloto – um bem-sucedido empresário do Canadá – comprou parte da equipe. Verstappen andou pela Van Amersfoort antes de o time receber investimento do pai de Kami Laliberté, no começo deste ano, e se tornar um dos grandes da Europa.

E Verstappen não era um novato apenas na F3 naquele ano, mas também nos monopostos como um todo. Vinha direto do kartismo e de muitos e muitos testes nos monopostos no inverno europeu.

Stroll tem mais experiência. Correu no ano passado na F3 e terminou em terceiro, com uma vitória. Também já foi campeão da F4 Italiana e da Toyota Racing Séries.

Outra diferença é como eles chegaram aos programas de desenvolvimento das equipes da F1. Famoso desde a época do kartismo, o holandês foi disputado por Mercedes e Red Bull, assinando com a última, que prometeu uma vaga de titular da Toro Rosso. 

Stroll ficou primeiro conhecido por, aos 11 anos de idade, ter assinado com a Academia da Ferrari e depois pelos bons resultados obtidos no kart (ainda que bastante longe dos de Verstappen, campeão de tudo o que disputou, não necessariamente no mesmo ano).

O problema é que quem coloca esses dois pilotos no mesmo patamar não são apenas os fãs do automobilismo. Quem gerencia a carreira de Stroll realmente acha que está diante de um novo gênio da pista.

Tanto o pai de Stroll quanto Luca Baldisserri, antigo responsável pela Academia da Ferrari, que deixou Maranello para acompanhar o canadense neste ano, já disseram que o piloto superou as expectativas neste ano e por isso está pronto para pular para a F1.

Mas quais expectativas? Vencer com a Prema, equipe dominante, é sempre algo relativo.

Por exemplo, quem você gostaria de ter na sua equipe? Daniel Juncadella, campeão com a Prema em 2012, ou Pascal Wehrlein, vice com a Mücke no mesmo ano? No ano seguinte, Raffaele Marciello derrotou Daniil Kvyat e Antonio Giovinazzi. Da classe de 2014, é verdade que Esteban Ocon é alguém par ser olhado de perto, mas alguém iria preferir o francês a Verstappen? E o que dizer de Felix Rosenqvist vitorioso em 2015, após seis anos de F3, contra o estreante Charles Leclerc?

Não é que Stroll não seja um bom piloto. Mesmo com todas as vantagens da Prema, ele foi campeão da F4 Italiana, da Toyota Racing Series e se encaminha para vencer a F3 Euro. Se não tivesse talento, não teria chegado até a esse ponto.

Só não é o próximo predestinado da F1. Em uma geração que tem Verstappen, Leclerc, Stoffel Vandoorne e Lando Norris, ele aparece em um segundo escalão. Não é nenhum demérito, apenas ter os pés no chão.

3 comentários sobre “Lance Stroll x Max Verstappen

  1. É dificil prever o futuro, ele pode virar um Sirotkin tentando forcar a porta antes da hora, mas talvez seja uma tendencia de ter pilotos imberbes chegando já aptos à Formula 1 e se dando bem. Veremos.

    Curtir

  2. Exato. E ano passado, na f3 euro, ele fez um campeonato bem mais ou menos. Vestapinho já chegou chutando bundas. Creio que um ano( ou dois, a depender da performance) na gp2 faria muito bem ao Stroll

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s