Matheus Leist é campeão da F3 Inglesa 2016

Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet, Chico Serra, Ayrton Senna, Mauricio Gugelmin, Rubens Barrichello, Gil de Ferran, Mario Haberfeld, Antonio Pizzonia, Nelsinho Piquet, Felipe Nasr e, agora, Matheus Leist.

Essa é a lista dos 13 brasileiros que foram campeões da F3 Inglesa, já incluindo o título conquistado por Leist neste domingo, dia 11.

Para ficar com a taça, o piloto da Double R precisava somar 16 pontos a mais que o britânico Ricky Collard na etapa de Donington Park.

E quase todo o trabalho foi feito ainda no sábado, na primeira bateria do fim de semana. Leist saiu da segunda posição do grid e assumiu a ponta ao ultrapassar o pole Ben Hingeley. Collard levou a pior. Se tocou com um adversário e caiu para a última posição.

Não demorou para que o britânico recuperasse terreno. Mas na hora que tentou ultrapassar o brasileiro Enzo Bortoleto, também da Double R, os dois se tocaram e abandonaram a corrida. Como Leist venceu, abriu 20 pontos de vantagem para o adversário.

Na bateria com o grid invertido, o brasileiro apenas administrou a vantagem com relação a Collard e abriu mais cinco pontos. Assim, na corrida decisiva, Leist não precisava arriscar.

Ele não largou bem e caiu do quarto para o quinto lugar, mas estava um posto na frente de Collard, que precisava da vitória. O piloto da Carlin não conseguiu a ultrapassagem, e o brasileiro acabou campeão da F3 Inglesa.

O título de Leist começou a se desenhar ainda na pré-temporada quando os principais nomes da Carlin desistiram do certame. Lando Norris montou uma agenda para 2016 com também participações na F-Renault Eurocup e na NEC, o que o deixaria fora de algumas etapas da F3.

E Colton Herta passou a se dedicar apenas à Euroformula Open porque não tinha idade suficiente para disputar as primeiras etapas da F3. Assim, Collard acabou entrando na vaga do americano e assumindo o posto de favorito.

Leist, por sua vez, precisou fazer uma campanha de recuperação. Um décimo lugar na corrida de abertura e dois abandonos em Brands Hatch, na segunda etapa, o jogaram para a parte debaixo da tabela.

Depois desses azares no começo do ano, não terminou nenhuma corrida abaixo do sexto lugar. Ao todo, acumulou quatro vitórias, cinco segundos lugares e dois terceiros, além de duas poles. Uma delas, na terceira bateria de Spa-Francorchamps, cancelada pelo mau tempo.

Enquanto isso, Collard venceu cinco vezes, é verdade, mas foi menos constante. Tinha problemas para ganhar posições nas corridas com o grid invertido e sequer subiu ao pódio na etapa de Silverstone, deixando o campeonato indefinido. Os toques na primeira prova de Donington apenas completaram o pacote de resultados frustrantes.

ricky-collard
O acidente de Enzo Bortoleto e Ricky Collard, que deixou Matheus Leist com a mão na taça

FUTURO

Apesar de Leist ter se juntado aos outros 12 brasileiros que já venceram a categoria, a F3 Inglesa atual é um pouco diferente. Antes, ela era um dos principais campeonatos de monopostos do mundo, deixando o ganhador na boca da F1. Campeão anterior, Nasr, por exemplo, saiu dela direto para a GP2.

A F3 atual pode ser considerada uma Super F4, é o mesmo carro da categoria menor, mas com um motor mais potente. Assim, o título de Leist é importante, mas o coloca no caminho de uma F3 Euro e uma GP3 ou até mesmo F-Renault e Euroformula Open.

O importante é usar a taça para tentar obter patrocínios e investidores e conseguir negociar com equipes de ponta para o próximo caso da carreira.

Deu certo chegar à F3 Inglesa como azarão pela Double R e levar o título. Mas, se quiser ter uma chance de um dia correr na F1, o importante é vencer corridas e campeonatos. E o caminho mais fácil é sempre tendo a melhor equipe à disposição.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F3 Inglesa em Donington Park, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s