Domínio de Franzoni na última etapa da USF2000

Victor Franzoni chegou à última etapa da USF2000, em Laguna Seca, precisando de um milagre para ser campeão. Tinha que vencer as duas corridas da rodada decisiva e torcer para Anthony Martin e Parker Thompson não pontuar.

Deu certo apenas a primeira parte. O brasileiro dominou o fim de semana, tendo sido o mais rápido nos dois treinos livres, conquistado a pole e ganhado as duas corridas com mais de 10s de vantagem para o segundo colocado.

Só que os dois adversários completaram o pódio, e Martin acabou ficando com o título da categoria em 2016 e a bolsa para disputar a Pro Mazda no ano que vem. O australiano fechou o ano com 394 pontos, 21 a mais que Thompson e 34, que o brasileiro.

Com os dois triunfos em Laguna eca, Franzoni chega a sete primeiros lugares desde que estreou na USF2000, em 2014. Ele já havia ganhado a primeira corrida da etapa de Toronto deste ano, além de ter três vitórias em New Orleans entre 2014 e 2015, uma em São Petersburgo e outra em Barber.

No ranking da história da categoria, com sete triunfos, ele está empatado com RC Enerson, que estreou na Indy recentemente, além do canadense Marc-Antoine Camirand e o americano Aaron Justus. Ambos correram na USF2000 entre 1999 e 2001.

O piloto mais vitorioso da história do certame é Spencer Pigot, com 18 conquistas. Campeão da Indy Lights no ano passado, ele participou de diversas etapas da Indy em 2016.

Chris Simmons, que andou na categoria entre 1992 e 1994, tem 13 vitórias, enquanto J.R. Hildebrand somou 12 em sua passagem pelo certame. O Brasil já foi campeão da USF2000 uma vez. Foi com Zak Morioka, em 1997.

FUTURO

Franzoni competiu neste ano na USF2000 em um acordo com a equipe ArmsUp, no qual ele funcionaria como coach do outro piloto do time, além de trabalhar no carro em troca de um desconto no orçamento. Com dinheiro restrito, os planos dele para 2017 devem depender de patrocínio.

Talvez a melhor alternativa seja continuar na categoria por uma quarta temporada. Não é o ideal passar tanto tempo no mesmo campeonato, mas a USF2000 vai estrear um novo carro no ano que vem, e ele pode usar sua experiência para ajudar alguma equipe a conseguir ter vantagem desde a primeira etapa.

Assim, o objetivo, obviamente, seria conquistar o título e bolsa para correr na Pro Mazda sem depender de descontos e investidores.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da USF2000 em Laguna Seca, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s