Matheus Leist na decisão da F3 Inglesa 2016

Matheus Leist chega a Donington Park, neste fim de semana, com chances reais de se tornar o 13º piloto brasileiro a ser campeão da F3 Inglesa.

Para entrar em uma lista que conta com nomes como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello e Felipe Nasr, entre outros, Leist precisa marcar 16 pontos a mais que o britânico Ricky Collard nas três corridas da etapa decisiva.

Como são muitas combinações de resultado, de uma maneira resumida, Leist precisa ganhar a primeira e a terceira prova do fim de semana, com Collard sendo no máximo terceiro, além de terminar próximo do britânico na bateria com o grid invertido.

Caso o brasileiro seja o segundo nas duas provas principais, o ideal é que o adversário não vá além do quinto lugar e novamente terminem próximos na prova com o grid invertido.

Além dos dois, matematicamente o australiano Thomas Randle e o britânico Toby Sowery têm chances de ficarem com a taça, embora precisem descontar mais de 50 pontos, o que é complicado.

Dos quatro pilotos na briga, Collard é o favorito, não só por chegar à etapa como líder do campeonato.

Ele compete pela Carlin, a melhor equipe do certame, que venceu 11 das 20 corridas disputadas até aqui, embora quatro dos triunfos tenham sido de Lando Norris, que não participou da temporada completa e não estará em Donington.

O britânico, que também corre na F-Renault, será substituído por James Pull, piloto da Carlin na F4 Inglesa.

Não deixa de ser uma pequena ajuda para a Leist. Collard não terá um companheiro mais experiente para discutir o acerto do carro, e é esperado que Pull não chegue andando entre os primeiros colocados. Ou seja, diminui a chance de haver jogo de equipe ou que ele funcione como uma espécie de escudeiro de Collard.

Lembrando que apesar de ser a F3 Inglesa, a categoria não usa o mesmo equipamento da F3 Europeia. Digamos que se trata de um carro de F4 com esteroides – um motor bem mais potente –, então é possível pensar que é uma Super F4.

Mas como a FIA deixa e até mesmo incentiva o campeonato a se chamar de F3, Leist será o 13º brasileiro campeão da F3 Inglesa caso levante a taça no domingo.

E pode ser uma boa apostar em uma zebra neste fim de semana. É que Donington Park fica relativamente próximo da cidade de Leicester, cujo time foi campeão do campeonato inglês de futebol na última temporada, desbancando gigantes como Arsenal e Manchester United. Pode servir de inspiração para Leist e a não tão poderosa Double R.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s