Polêmica das grandes na Imsa

Não são apenas os protótipos que estão ausentes da etapa da Imsa no Virginia International Raceway, neste fim semana.

Quem também não vai competir na prova destinada apenas aos carros GT é o Porsche número 22,  pilotado nas primeiras nove corridas do ano por Cooper MacNeil e com os logos da Weathertech, empresa que também é a patrocinadora-máster (title sponsor) da categoria.

A polêmica começou quando a Imsa anunciou o Balance of Performance (a equalização) dos carros para a etapa, não alterando o acerto dos Porsche.

MacNeil considerou que a montadora alemã está sendo prejudicada ao longo do ano processo de equalização e resolveu deixar a categoria faltando três etapas para o fim da temporada. Ele planeja disputar as últimas corridas da Pirelli World Challenge.

O problema dessa situação toda é que o pai do piloto americano, David MacNeil é o dono da Weathertech. Aí há um conflito de interesse com o principal patrocinador do campeonato questionando um aspecto técnico da categoria para beneficiar seu piloto (e filho).

Como o BoP é aspecto mais fundamental de uma categoria multimarca, mudar a equalização por pressão de um patrocinador seria acabar com a credibilidade do campeonato.

Como a Imsa não alterou as regras, MacNeil decidiu arrumar as malas e ir embora.

Apesar dos contratos em vigor, não seria absurdo pensar que a Weathertech deixará de patrocinar a Imsa na próxima temporada. Mas é melhor assim, sem qualquer conflito de interesse.

Pilotos, equipes e patrocinadores vêm e vão de qualquer categoria. Mas credibilidade, uma vez perdida, jamais é recuperada.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da Imsa na Virginia.

Anúncios

Um comentário sobre “Polêmica das grandes na Imsa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s